Gente Sergipana – Tonho Torto (61 anos).
(por Antonio Samarone)
Quem pensa que as redes sociais são absolutas, que as big techs dominam as informações, que a inteligência artificial vai controlar o mundo, precisa conhecer o talento, a inteligência e a sabedoria de Tonho Torto, um gênio da propaganda e marketing.
Nada se torna conhecido em Itabaiana sem a presença da “Ideal Publicidade”. Eventos, casamentos, batizados de bonecas, leilão, mesa de sorte, bingos, saraus, festas religiosas, corridas de rua, seresta, missa de sétimo dia e sepultamentos.
Sobretudo, sepultamentos. Não adianta o defunto ser rico e famoso, sem a divulgação da “Ideal Publicidade”, o velório será esvaziado. Nem os parentes comparecem.
Em que consiste essa máquina de publicidade? São seis azeitados carros de som e um trio elétrico.
Morreu alguém, os carros percorrem os sete cantos da cidade, rodando uma gravação com o anúncio do óbito, na voz própria de Tonho. Uma voz metálica, pausada, cheia de entonações fúnebres, que não deixa dúvidas: morreu alguém! Entre um aviso e outro, só muda o nome do defunto.
Itabaiana se informa, pelas bocas de auto falante de Tonho Torto.
José Antonio de Andrade Oliveira (Tonho Torto), nasceu em 02 de março de 1964, trinta dias antes da ditadura militar. Natural de Chã do Jenipapo (atual Frei Paulo). Filho de Seu Gideão Barbosa de Oliveira e Dona Terezinha Matos de Andrade Oliveira. Uma família pobre, com nove filhos.
Quando se mudaram para Itabaiana, Tonho Torto tinha nove anos. Aqui estudou, trabalhou e sobreviveu.
Tonho nasceu com uma incapacidade física, não anda. Isso não lhe abateu. Terminou o ginásio no Murilo Braga e, logo cedo, foi aprender um ofício. Foi ajudante do famoso marceneiro Antonio Campeão e discípulo do mestre Cabaú, exímio artesão dos tamancos.
Há mais de 40 anos, Tonho Torto entrou no ramo da publicidade. Não enriqueceu, mas vive bem. Os clientes lhe dão a preferência.
Acho que seja um dos últimos publicitários com carro de som. Uma mídia analógica e sem imagens.
Tonho é casado com Dona Josefa, e possuem três filhos: Jane Clay, Jadson e Gladston.
Tonho Torto possui o espirito itabaianense: empreendedor, astuto, espirituoso e inteligente. Trouxe uma herança de Frei Paulo: torce pelo Sergipe.
Odeia pegadinhas!
Tonho Torto é um cidadão que engrandece Itabaiana, com o seu trabalho.
Antonio Samarone – Secretário de Cultura de Itabaiana.

Produto direto da Rádio Princesa da Serra. Tonho tinha fantasias de ser locutor; e se criou ouvindo Zé de Álvaro e Djalma Lobo, em seus respectivos carros de som. Trabalhador exemplar, com o advento da Princesa da Serra, sempre que podia, estava por lá. Até por volta de 1986, quando começar sua Ideal Publicidades; parou de flertar com a Princesa, e por algum, tempo passou fixado na Capital do Agreste, logo desistindo e se fixando, aí pra valer, na sua "rádio ambulante". Um grande homem.
ResponderExcluir