domingo, 12 de abril de 2020

SERGIPE OPACO


Sergipe Opaco. (por Antonio Samarone)

Sergipe está ocultando os dados da Pandemia de Covid – 19, aponta estudos da “Open Knowledge Brasil”, divulgados nessa sexta-feira (03/04/2020). O Estudo classifica Sergipe como um Estado Opaco.

A falta de transparência impede que a sociedade conheça a realidade, desestimulando o necessário isolamento social.

Outro ponto apontado pelo estudo é a falta de controle social sobre as medidas que estão sendo tomadas. Os governantes estão agindo apenas pela conveniência política. Isso não é bom!

Em Sergipe falta uma coordenação técnica, formada por especialistas e representantes da sociedade, com autonomia em relação poder político.

Os poderes especiais que estão sendo dados aos governantes, requer acompanhamento e fiscalização. Não é um cheque em branco.

Poderes extraordinários exigem proteções extraordinárias.

O Congresso Nacional está alterando a Constituição em sessões virtuais.

A Medida Provisória 928, limitou o acesso à Informação Pública.

O Ministério da Saúde pretende utilizar dados de localização de celulares e de operadoras de telefonia como resposta à Covid-19. Não há evidências que dados de deslocamento ou de localização são úteis para rastrear e prever a disseminação da doença.

Em Sergipe as informações sobre o andamento da Pandemia e a estrutura assistencial que está sendo montada, são liberadas parcialmente e a conta gotas.

As informações estão sendo são repassadas em forma de propaganda, comandadas pelo marketing político. Mesmo medidas simples, corriqueiras, estão sendo anunciadas em “coletivas à imprensa”, “lives” manipuladas e saturação nas redes sociais.

Na verdade, um grande foguetório. O objetivo principal da divulgação tem sido mais a exaltação do governante, que informações sobre a Pandemia à sociedade.

O combate a Pandemia exige mais transparência e mais controle social.

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário