terça-feira, 30 de julho de 2024

VIVA A LIBERDADE


 Viva a liberdade.
(por Antonio Samarone)

Acordei-me ouvindo "bella ciao", cantada por Mercedes Sosa.

O ovo da serpente está germinando. O assanhamento da extrema-direita é ostensivo. Triste, pela impotência, recorri aos sonhos. Enquanto é possível.

A famosa canção anti-fascista “bella ciao”, deposita as esperanças de liberdade nos partigianos, um grupo italiano de resistência ao fascismo, durante a Segunda Guerra. A canção ainda é cantada pela torcida do Livorno.

O que significa partisan, qual a origem? Algumas versões da música em português, traduz como companheiros. Não, o significado é mais profundo.

No tempo de Salomão, o povo judeu era dividido entre fariseus, saduceus, essênios e zelotes. Os essênios (ou partisans, homens do Partido de Deus) conviviam coletivamente, sem a propriedade privada. Os essênios foram eliminados após a destruição de Jerusalém, pela Babilônia.

Partisan vem dos essênios, vem de longe.

O que diz a música, numa tradução aproximada?

“Acordei de manhã, minha querida, Adeus!/ Acordei de manhã e me deparei com o invasor,/ Partigiano, me leve embora/ Minha querida, Adeus/ E se eu morrer como resistente, tu deves me sepultar/ Me sepultes na montanha/ Sob a sombra de uma linda flor/ As pessoas que passarem irão dizer: que linda flor/ É a flor do Partigiano, que morreu pela liberdade.”

Tenho maus pressentimentos, sobre a sobrevivência da democracia no Brasil.

Viva a liberdade.

Antonio Samarone – médico sanitarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário