terça-feira, 21 de julho de 2020

CHEGARAM AS VACINAS?


Chegaram as Vacinas?
(por Antonio Samarone)
Seu Romeu de Itabaiana me telefonou, perguntando onde era a fila para ele tomar a vacina contra a covid-19. Calma, Seu Romeu, ainda demora. Ele retrucou, pela empolgação dos noticiários da televisão, a vacina tinha chegado no Brasil. Mostrou até o desembarque do avião.
O que tem de verdade?
Cinco Vacinas contra a Covid-19 entraram na última fase dos testes, com resultados promissores: as vacinas da empresa chinesa CanSino Biologi, em parceria com o governo chinês, da Universidade de Oxford, em parceria com a multinacional farmacêutica AstraZenica (testada pela Fiocruz), a da empresa Sinovac (chinesa), em teste pelo Instituto Butantã e outras duas desenvolvidas pela estatal “China National Biotec”.
Ou seja, das cinco vacinas que entraram na fase três dos testes, quatro são chinesas.
Existe a vacina da empresa americana “Moderna Therapeutics”, anunciada com muita pompa, que usa fragmentos do RNA. Uma novidade ainda duvidosa. Os testes finais não começaram.
As duas em teste no Brasil, a vacina da Universidade de Oxford usa uma versão atenuada de um adenovírus gripal, que recebe uma das proteínas do novo coronavírus, e a vacina da Sinovac (chinesa), usa uma versão inativada do próprio coronavírus (a técnica tradicional)
Tudo bem na teoria, as vacinas estimularam a produção de anticorpos e linfócitos T, responsáveis pela imunidade e os efeitos colaterais foram pequenos.
Entretanto, nenhum dos testados foi exposto ao SARS-CoV-2, o novo coronavírus, ao vivo, e comprovado que não contrai a doença. Os novos testes vão esclarecer se a imunidade produzida pelas vacinas é de longo prazo, e por quanto tempo.
Qual a imunidade produzida nos infectados pelo SARS-CoV-2? Há controvérsias... A resposta é decisiva para o sucesso das vacinas.
Torço pelos otimistas.
Ontem na coletiva das autoridades divulgando a chegada das vacinas para os testes em São Paulo, o Governador Dória fez uma fala megalomaníaca: “hoje é um momento histórico de grandeza da ciência nacional”. Esclarecendo, o Brasil participa fornecendo as pessoas que serão usadas como cobaias no testes das vacinas.
Que venham as vacinas!
Antonio Samarone. (médico sanitarista)
PS: a foto é de uma representação da cabeça da deusa asteca Mayahuel, deusa da agave (planta da qual se destila a tequila) e por consequência a deusa da embriaguez.
Vocês acham que houve plágio de quem criou a figura do SARS-CoV-2?

Nenhum comentário:

Postar um comentário