quarta-feira, 10 de maio de 2023

A ESCOLA DE SANFONA


 Uma Escola de Sanfona.
(por Antonio Samarone)

Retornei a Itabaiana depois de meio século e estou espantado com a pungência da cultural.

O empresário, Luiz Carlos Santana, fã de Luiz Gonzaga, doou um terreno a Filarmônica 28 de Agosto e está construindo, com recursos próprios, uma escola de zabumba, triangulo, sanfona e teoria musical. Uma escola aberta e gratuita.

“A Escola de Sanfona será administrada pela Filarmônica 28 de Agosto – SOFIVA. Contará com cordelteca, biografias de forrozeiros e forrozeiras, acervo de história oral e imagens de artistas sergipanos. Contará com duas salas de aula, sala de pesquisa e auditório.” Anderson Silva.

O mundo de mercadorias, publicidade e televisão promove a cultura de massas e sufoca a cultura popular. Entretanto, a cultura popular resiste (a Volkskultur).

Um exemplo bem-sucedido é o trio pé de serra (sanfona, triangulo e zabumba).

Mesmo com a força das bandas eletrônicas, os trios pé de serra continuam vivos. Em oito dias, identifiquei 11 grupos de pé de serra, somente em Itabaiana. Todos se apresentando, gerando alegria e emprego para muita gente.

Os sanfoneiros desses trios tocam de ouvido, sem formação musical. Os gênios são raros. Os que tocam bem por talento natural, são escassos. Aqui no Agreste tem Cobra Verde, um gênio da sanfona, que precisa ganhar o mundo, por seu talento.

O maior sanfoneiro do Brasil, Mestrinho, é conterrâneo de Itabaiana. Está vindo se apresentar em sua terra, pela primeira vez, na festa dos caminhoneiros. Seja bem vindo, Mestre!

A iniciativa de Luiz Carlos Santana tem essa importância. Capacitar os sanfoneiros, formar novos e ser um centro da história cultural de um povo.

Sei que muita gente de Itabaiana ficou curioso: quem é esse Luiz Carlos Santana? Não vou dizer! Ele não gosta de badalação, é um mecenas anônimo.

Luiz Carlos, além do futebol, promove a cultura.

Parabéns, Luiz Carlos, por sua grande contribuição à cultura de Sergipe.

Antonio Samarone (médico sanitarista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário