A Padroeira do Condado do Mosqueiro.
(Por Antonio Samarone)
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Mosqueiro.
Nossa Senhora da Conceição significa a imaculada concepção de Maria, sem o pecado original - é um dogma dos católicos. Não sei o porquê no Brasil, concepção virou Conceição. Em espanhol é belíssimo: “Nuestra Señora de la Concepción”.
Em 1497, a Universidade de Paris decretou que ninguém poderia ser admitido na instituição se não defendesse a Imaculada Concepção de Maria, exemplo que foi seguido por outras universidades como a de Coimbra e de Évora.
O Rei de Portugal, D. João IV, da Casa de Bragança, jurou e proclamou solenemente, por provisão régia de 25 de Março de 1646, que Nossa Senhora da Conceição seria a Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os seus territórios ultramarinos,
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a padroeira de Portugal. (‘Com outro nome a fábula fala de ti” – Horácio).
O povo Mosqueiro (os naturais) continua culturalmente muito próximo de São Cristóvão. As festas, as danças, as moquecas e os doces. A profunda influência dos Tupinambás, nas casas e plantações. Mariscam e pescam do mesmo modo, as mesmas canoas, só trocaram as velas pelo motor de popa.
As comunidades de Areia Branca e Mosqueiro, em Aracaju, são irmãs do Caípe Velho, Pedreiras e Ilha Grande em São Cristóvão, e Ilha Mem de Sá, em Itaporanga.
Caípe é o mato de onde provém a caipora e o caipira. O grande Aurélio se esqueceu dele, em seu dicionário. Em São Cristóvão tem dois Caípes, o velho e novo.
O Povo do Mosqueiro escolheu uma Padroeira poderosa.
A herança cultural dominante no Mosqueiro é a dos índios.
No profundo sincretismo brasileiro, hoje também de se comemora Iemanjá, um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. A festa é muito forte em Aracaju e discreta entre povo, no Mosqueiro.
Antonio Samarone (médico sanitarista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário