segunda-feira, 1 de julho de 2019

TRATADO DE PANOS E VINHOS


Tratado de Panos e Vinhos! (Por Antônio Samarone)

O Tratado de Methuen, foi um acordo comercial assinado entre Portugal e Grã-Bretanha em 1703, e que vigorou até 1836. Por esse acordo o vinho de Portugal entrou livremente na Inglaterra e os produtos industrializados ingleses invadiram Portugal.

Portugal, como era de se esperar, tomou um grande prejuízo. Para cobrir os déficits, o ouro do Brasil que estava em Portugal se transferiu para os cofres ingleses. Por isso se afirma que o ouro do Brasil ajudou a fazer a revolução industrial.

O acordo União Europeia/Mercosul é semelhante. O Brasil é competitivo em commodities, produtos primários (carne, soja, açúcar e etanol), e a Europa nos mandará alta tecnologia, equipamentos e produtos industrializados. Isso não pode ser vantajoso para o Brasil. As trocas são desiguais. É um retorno ao nosso status colonial.

O acordo UE/Mercosul também inclui compras governamentais, ou seja, as empresas europeias podem participar das licitações no Brasil. Pergunta-se as nossas empresas estão em condições de disputar as licitações europeias?

Vamos esperar o texto do acordo para se saber quais as demais concessões que o chanceler Ernesto Araújo aceitou. “Ora pro nobis”!

Me disse um amigo otimista: tem um lado bom, o Brasil vai ter que respeitar o meio ambiente, direitos trabalhistas, sociais e os direitos humanos. Hum, o Brasil nunca respeitou esses tratados internacionais de direitos. Vamos aguardar!

Antônio Samarone. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário