sexta-feira, 26 de julho de 2019

GENTE SERGIPANA - PADRE ANTONIO JOSÉ GÓES


Gente Sergipana – Padre Antônio Jose Góes (por Antonio Samarone)

O Padre Antônio José de Góes nasceu em 13 de junho de 1918, em Itabaiana. Filho de Valentim José de Góes e Genoveva Maria do Sacramento. A família foi pródiga em religiosos. Um irmão também foi padre, Paulo Leonardo Góes; e uma irmã freira, Josefa Germana Góes.

O Padre Antônio Góes saiu de Itabaiana aos dez anos, foi estudar no Colégio Salesiano, em Aracaju. Entrou para a Congregação de São Francisco de Sales, e concluiu o noviciado em 1935. Ordenou-se padre em 08 de dezembro de 1945, aos 27 anos.

Serviu no Nordeste, Jaboatão, Recife e Belém. Em 1949, foi designado para uma missão amazônica, onde dedicou a sua vida. É considerado um benfeitor para os Yanomami. O Padre Sergipano ganhou fama, fez o primeiro contato com várias nações indígenas. Foi guia de expedições cientificas.

Antônio José mediou e impediu um conflito sangrento entre os Yanomami e os Kohoroxithari.
Como recompensa, o Padre Antônio José foi convocado pelo Papa Paulo VI para visitar Roma. A Congregação Salesiana possibilitou ao Padre uma longa viagem pela Europa. Conheceu a Terra Santa. 

O Padre Antônio José faleceu em Manaus, em 27 de fevereiro de 1976, aos 57 anos. Um herói anônimo, à serviço do sofrido povo indígena.

PS: O mundo é pequeno. O senhor Valentim José de Góes, o pai do Padre, é irmão de Camilo José de Góes, avô do conhecido Goisinho, ex Vereador do PT em Aracaju. Aliás, Goisinho Chama-se Antonio José de Góis, em homenagem ao padre.

Antônio Samarone.

Um comentário:

  1. Prezado Antonio Samarone, boa noite!
    É com imensa satisfação e gratidão que te parabenizo por promover a publicação, em seu blog, desta nota biográfica sobre o Padre Antônio José Góes (1918 - 1976). Este corajoso e valente itabaianense, ainda desconhecido pela sua terra querida, é lembrado com muito afeto e muita admiração pela sua família, pelos seus correligionários salesianos, por muitos pesquisadores nacionais e estrangeiros e, principalmente, pelos belos e vigorantes indígenas Yanomami do Estado do Amazonas.
    Desde 2013, está sendo desenvolvido um estudo biográfico sobre a vida deste paciente e sacrificado itabaianense por parte de seu sobrinho neto, contando com o apoio da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA) e dos líderes Yanomami, Júlio Góes e Beto Góes, os quais trazem, em seu sobrenome o ‘Góes’ do padre sergipano. Em 2018, no ano de seu centenário, foi publicada uma edição especial do periódico da ISMA ‘O Tapiri’, o qual compartilha com o público um resumo da vida e da obra do salesiano, servindo como veículo inicial de apresentação para o futuro livro biográfico intitulado “Padre Antônio José Góes: uma vida missionária dedicada aos Yanomami”, o qual se encontra em fase de publicação, prevista para até o final do ano de 2019. Além da edição de ‘O Tapiri’, foram produzidos dois breves vídeos que revelam a atuação missionária deste filho de Itabaiana.
    Coloco abaixo, os links para acesso da revista “O Tapiri” e dos dois vídeos:
    http://isma.org.br/2018/06/12/padre-antonio-goes-uma-vida-dedicada-aos-yanomami/
    https://www.youtube.com/watch?v=m-4DS9h5rxU
    https://www.youtube.com/watch?v=4FiW3ogR63o
    Antônio Samarone, reitero a minha profunda gratidão por ter compartilhado com toda sociedade sergipana informações importantes sobre este valente missionário itabaianense. Será uma grande satisfação ver a vida e a obra do Padre Antônio José Góes serem conhecidas pelos nossos conterrâneos.
    Att, Leonardo Ferreira de Almeida, sobrinho neto do Padre Antônio José Góes.

    ResponderExcluir