sábado, 20 de julho de 2019

GENTE SERGIPANA - JOÃO DE DEUS SOUZA


Gente Sergipana – Professor João de Deus Souza (por Antônio Samarone)

Em meados da década de 1960, apareceu em Itabaiana um professor de português que mexeu com a juventude. Um homem de quase três metros, que dominava a literatura, a poesia e a música. Tocava clarinete. Uma cultura acima da aldeia. Em pouco tempo, os livros da biblioteca Dom José Thomaz não chegavam para quem queria. O Beco Novo começou a ler.

Quem era esse gênio? Era o filho do professor Cícero do Zanguê e de Dona Maria Josina, que migrou aos 11 anos para ser padre salesiano, no Recife. E muito tempo depois, não virou padre, mas voltou sabido. Tenho na memória as redações de João Deus, as análises literárias, a imensa sabedoria do mestre, que impressionava os pequenos tabaréus da Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana.

Ontem, na Academia Itabaianense de Letras, João de Deus fez uma conferência. Cantou e encantou, tocou violão, recitou poesias (de Castro Alves a Camões), falou da arte e da literatura, falou de sua vida, dos seus sonhos e de suas realizações. O professor João de Deus está alquebrado (76 anos), doente, mas continua dando aulas no Seminário de Itabaiana. Levou os alunos, para que ninguém duvidasse.

O professor João de Deus não perdeu a alegria, nem a fé nos livros e na educação. Parabéns, professor!

Antônio Samarone.

4 comentários:

  1. Tive a oportunidade de conhecer essa grande pessoa de um coração generoso e também fui agraciado em fazer parte de um dos livros dele. João de Deus é uma pessoa q só faz o bem para o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Portanto sou muito grato a Deus nosso Pai Eterno por me conceder a amizade de João de Deus. Jairton Costa Barreto

    ResponderExcluir
  3. sou suspeito para falar de João de DEUS meu tio querido e muito inteligente,que DEUS nos permita que possamos seguir em sua companhia por muitos anos ainda.

    ResponderExcluir
  4. É homem gerreiro forte e abençoado por Deus é com toda a inteligência dele iluminando ô caminho de meu Neto Ângelo de Souza filho de Fabiano seu irmão

    ResponderExcluir