quarta-feira, 31 de julho de 2019

GENTE SERGIPANA - MANOEL MESSIAS SANTOS FILHO


Gente Sergipana – Manoel Messias Santos Filho (56 anos). (por Antônio Samarone)

O Porteiro do Parque...

Seu Messias era o porteiro do Parque da Sementeira. Educado, alegre e prestativo. Os frequentadores eram recebidos com um bom-dia, tratados nominalmente, saudados com uma mensagem de alegria. Boa caminhada seu fulano, dizia Seu Messias a todos. Ele brincava até com os cachorros de estimação...

Seu Messias exercia a função de porteiro com a satisfação de um embaixador, de um ministro. Em sua humildade, seu Messias era feliz e se orgulhava de ser o porteiro do Parque. Era agradecido. Dizia de boca cheia: “quem me botou aqui foi o finado Marcelo Déda!” Seu Messias é servidor público há 31 anos. Exercia o cargo de porteiro há 15 anos.

Seu Messias mora no Alto da Jaqueira e vive modestamente. Mesmo assim, por conta própria, está concluindo o curso de gestão pública, numa faculdade particular. Essa semana sentimos a ausência do Seu Messias na Portaria do Parque. Faltava um sorriso!

O que houve?

Adoeceu, aposentou-se, tirou férias? Todos queriam saber... Não, nada disso! A gestão transferiu Seu Messias! Onde seu Messias errou, quais os motivos? Nada, apenas uma renovação. Alguém não foi com a cara dele. Quem falou que o serviço público precisa observar o lado humano dos servidores?

Encontrei o Seu Messias no Mercado Central, atônito, perdido, mas não reclamou nada. Morrendo de medo, mas sem perder o sorriso largo. O que houve seu Messias? Ele não soube ou não quis responder. Os de baixo acham que as injustiças fazem parte da vida, não se lamentam. Achando que a sua felicidade, o seu zelo, a sua dedicação ao serviço público foi apenas um dever.

Seu Messias só manifestou uma preocupação: “será se eles vão cortar a gratificação de porteiro, que eu recebo há 15 anos, desde os tempos de Marcelo Déda. É pouco, uma merreca, mas fará muita falta!”

Volte Seu Messias!

Antônio Samarone.

16 comentários:

  1. Todo profissional que desempenha sua função com amor e responsabilidade merece respeito. Volta seu Manoel Messias!!!

    ResponderExcluir
  2. Ta faltando sua alegria ,educação e dedicação volte seu Messias

    ResponderExcluir
  3. Sentimos falta de sua alegria nas nossas manhãs

    ResponderExcluir
  4. Volta seu Messias sentimos falta de sua alegria logo pela manhã

    ResponderExcluir
  5. Volta Sr Messias, por favor, precisamos do seu jeito de dizer: boa caminhada.

    ResponderExcluir
  6. Volte Sr Messias! Precisamos do seu carisma.

    ResponderExcluir
  7. Sempre dizia a ele que desempenhava aquele função a nível de excelência, necessitamos receber aquele Amor, volta Messias!

    ResponderExcluir
  8. Volta Seu Messias! Sempre abençoando a chegada e a saída de todos!!

    ResponderExcluir
  9. Volta Sr. Messias pessoa do bem não merece ser transferido para outro lugar que não está habituado é uma pessoa competente e muito gente boa. Volta Sr. Messias.

    ResponderExcluir