terça-feira, 2 de julho de 2019

UMA BREVE HISTORIA DA DOENÇA DE PARKINSON


Uma Breve História da Doença de Parkinson (por Antônio Samarone)

Parkinson chamava a sua doença de paralisia trêmula (paralysis agitans). Quem a batizou pela primeira vez como doença de Parkinson (DP), foi Charcot, em 1862.

No final do século XVIII, paralisia significava perda do movimento ou da sensação. Foi essa visão de Parkinson quando descreveu a doença, em 1817, o seu famoso “Essay on the Shaking”, um livreto de 66 páginas, escrito de forma direta e popular. Parkinson observou bem o tremor e a festinação, e pouco escreveu sobre a acinesia e a rigidez.

Parkinson não enxergou a rigidez muscular na doença. Em seu tempo, o exame físico era feito pela visão, e muito pouco pelo tato (o pulso era tomado). Os médicos quase não tocavam em seus pacientes. Observava-se na consulta a cor e as lesões da pele, ouviam-se as tosses e eructações, e examinavam-se as fezes e a urina. O estetoscópio é uma invenção do século XIX.

No final do século XIX o exame físico já era de grande importância para neurologia, por isso Charcot (1825 – 1893) se familiarizou com a rigidez parkinsoniana. Jean-Martin Charcot (o Napoleão das Neuroses) era professor da Clínica do Sistema Nervoso e grande pesquisador no Salpêtriére, em Paris. Charcot nunca foi um alienista ou psiquiatra na tradição de Pinel e Esquirol. Ele publicou o clássico “Leçons sur les maladies du systeme nerveux” (1877).

James Parkinson (1775 – 1824) foi um clínico inglês, um médico de família que atuava em Londres. Um médico simples, um homem do povo, jamais pensou em alcançar a fama dando o nome a uma doença. No período napoleônico, foi um ativo agitador político, membro da “London Corresponding Society”, organização defensora dos direitos humanos.

Parkinson publicou vários textos políticos, com o pseudônimo de “Velho Hubert”, chegando a ser acusado de participar de um complô para assassinar o Rei George III. Escreveu trabalhos de popularização da medicina e participou do debate sobre a custódia dos insanos, em seu “Observations on the Act for Regulating Madhouses” (1811).

Parkinson também se destacou como geólogo, tendo publicado um importante trabalho paleontológico, em três volumes, “Organic Remains of a Former World”.

Na época de Charcot a doença de Parkinson (DP) ainda era classificada como uma neurose, por se desconhecer a lesão anatômica responsável. Contudo, a fisiologia criou o conceito de lesão funcional, e a DP pode continuar no campo da neurologia.

Ocorreram inúmeras tentativas para se esclarecer a patogenia da Doença de Parkinson. Em 1913, Lewy demonstrou lesões no corpo estriado e globo pálido, descrevendo corpúsculos que depois levariam o seu nome. Durante os anos 1920, foi sugerido que a DP poderia ser causada por fatores psicológicos. Era um momento de grande prestígio da medicina psicossomática.

Uma personalidade mundial que ficou paralisado aos 60 anos, com a doença de Parkinson, foi Thomas Hobbes, famoso autor do Leviatã, clássico da ciência política.

O neurologista Oliver Sacks, trabalhando no Hospital Mont Carmel, em Nova Iorque, experimentou uma droga maravilhosa para os parkinsonianos, a L–Dopa, indicada para a deficiência de dopamina.
   
Somente no século XX se aceitou que a doença de Parkinson pode ser acompanhada por mudança de personalidade, insanidade, depressão e prejuízo cognitivo.

Hoje a doença de Parkinson é bem conhecida, caracterizada por tremor, transtorno na marcha e no movimento, postura anormal e uma certa abulia. A doença é causada por danos às células pigmentadas na substância negra e nos gânglios simpáticos.

Antônio Samarone.
Fonte Principal: Berrios & Porter.

5 comentários:

  1. Eu realmente aprecio o Dr. AKHIGBE, meu nome é LAURIE HUGHES. Eu nunca vou parar de testemunhar DR AKHIGBE, Felicidade é tudo o que vejo agora. Nunca pensei que serei curado do vírus HIV novamente. DR AKHIGBE fez isso por mim Eu sofro de uma doença mortal (HIV) nos últimos 2 anos, gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para igrejas, os hospitais têm sido minha casa todos os dias residência. As checagens constantes têm sido meu hobby até este dia fiel. Vi um testemunho de como o DR AKHIGBE ajudou alguém a curar rapidamente sua doença pelo HIV na Internet. Copiei seu email, que é drrealakhigbe@gmail.com, apenas para fazer um teste. para ele, ele me pediu para fazer algumas coisas que eu fiz, ele me disse que me forneceria a cura à base de plantas, o que ele fez, então ele me pediu para fazer um exame médico depois de alguns dias, depois de usar o cura herbal e eu fiz, eis que eu estava livre da doença mortal, até agora nenhum HIV em mim novamente, ele só me pediu para postar o testemunho em todo o mundo, fielmente estou fazendo isso agora, todo o testemunho de DR AKHIGBE é verdadeiro, por favor IRMÃO e IRMÃ, MÃE e PAI, ele é ótimo, devo-lhe em troca. Se você está tendo um problema semelhante, envie um e-mail para ele no drrealakhigbe@gmail.com ou você pode enviar o número de celular dele pelo telefone +2348142454860 , DOENÇAS CARDÍACAS, INFECÇÃO EXTERNA, EPILEPSIA, AVC, ESCLEROSE MÚLTIPLA, Náusea, vômito ou diarréia, DOENÇA DE PARKINSON. FRIO COMUM, LÚPUS, ECZEMA, DOR TRASEIRA, DOR COMUM. .ETC. Envie um e-mail para drrealakhigbe@gmail.com ou o que é seu APP .. + 2348142454860 ele é um homem realmente bom e honesto.
    site ... https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é NAYARA GIOVANNA.Eu sou do Brasil. Eu não aguentava mais ser enganado enquanto sofria rejeição e dor de meus entes queridos, sofri e perdi muito com a mão cruel do vírus HERPES desagradável, me recusei a ceder à atitude de não curar e que me levou a uma grande busca por uma cura e até o fim de minha situação, perdi tempo e esforço e recursos em tantos hospitais e clínicas até que DEUS decidiu examinar meu caso e me direcionou para uma consulta. Um médico herbalista poderoso chamado Dr. Udo.i se conectou ao DR UDO através do marido da minha irmã mais velha que foi curada de diabetes através dos medicamentos fitoterápicos do DR UDO. Entrei em contato com o DR UDO e lhe disse como eu sofria dessa doença herpes, então ele me disse que eu não tenho mais com que me preocupar que ele possa me curar permanentemente. Então ele me explicou todos os procedimentos do tratamento, fiz pouco pagamento e poucos dias depois ele terminou a preparação dos remédios, tirou os remédios e mandou as fotos para mim juntamente com as prescrições sobre como vou tomar os remédios, envio a ele meu endereço residencial e meus números de telefone. A Dr UDO envia os remédios para mim através da empresa UPS, usei os remédios por um período total de 21 dias, no dia seguinte Fui ver meu médico e ele fez um teste em mim dizendo que eu estava curado e permanentemente livre da doença do herpes. Estou usando este mediun para dizer a todos que sofrem da seguinte doença HIV / AIDS, herpes, diabetes, HPV, asma.câncer, gonorréia, sífilis, bronquite, sinusite crônica, infecções, hepatite b, vaginose bacteriana, epilepsia, câncer de mama, etc, para entrar em contato com a DR UDO para obter cura / curas através do seu endereço de e-mail ou número do whatsapp ...... EMAIL. ... Drudoazibahivhealingcentre@gmail.com. O número de WhatsApp é ... + 2348051075165.Ele é um grande curandeiro que tem curas permanentes para várias doenças e doenças. Acima de tudo, o Dr. udo é muito sincero e generoso. Aqui está o número do WhatsApp do Dr. Udo, +2348051075165. você pode contatá-lo.

    ResponderExcluir
  5. estou aqui para testemunhar ao mundo sobre a bondade de david muhammed
    eu estava enjoado de herpes1 e 2 e estava procurando por ajuda
    vai me ajudar, conheça alguém para ajudar, quando meu amigo me contar sobre david
    Muhammed e ele me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele, e eu digo a ele
    meu problema, ele me disse que ele tem a cura com ervas para o herpes1 e 2
    ficou tão feliz em ouvir isso e ele também me referiu a muitas pessoas que
    ele também ajudou na cura à base de plantas, fiquei tão feliz que há cura para
    este herpes1 e 2 solicitei o produto nos próximos 4 dias a
    herbal estava no meu lugar nos EUA, tomei de acordo com as instruções dele
    depois de tudo e eu fui ao hospital para fazer check-up e o resultado
    foi negativo e fiquei muito feliz com isso, envio um e-mail novamente e agradeço
    ele e eu queria pagá-lo, ele disse que sabia que eu deveria pegar meu dinheiro
    longe, ele me disse que eu deveria contar ao mundo sobre ele, então eu estou agora
    aqui para contar ao mundo como David Muhammed salvou minha vida, ele é um homem
    com é próprio destino, você pode acreditar nele com sua vida e ele
    lhe dará um bom resultado, ele também realiza todos os tipos de doenças como

     
     Feitiço de dinheiro
    Feitiço de parte de saúde
    Promoção nos negócios
    Feitiço de atração
    Casa de bruxa
    Feitiço de volta
    Feitiço de cura espiritual
    Feitiço de amor
    Feitiço da loteria
    Feitiço de gravidez
    Feitiço de promoção
    Vodu
    Casar feitiço
    Feitiço de alma gêmea
    Feitiço de proteção
    HIV / aids
    Engravidar
    Curar qualquer tipo de doença corporal
    E.T.C
    contate-o por e-mail
    endereço: muhammedspellcast@gmail.com ou Você também pode contatá-lo no WhatsApp +2347059007941

    ResponderExcluir