segunda-feira, 18 de março de 2019

SOCIEDADE DO CANSAÇO



Sociedade do Cansaço... (por Antônio Samarone)

Rosa Emília nunca descansou. Nunca tirou férias. Médica, está completando 30 anos de formada, e nunca faltou a um plantão. Vive para o trabalho. Solteira, teve dois filhos de experiencias fortuitas. Rosa Emília nunca amou nem odiou ninguém. Os filhos cresceram e foram embora, moram lá para São Paulo.

Rosa Emília foi órfã logo cedo. Viveu parte da infância num orfanato, que ela não gosta nem de lembrar. Passou no vestibular de medicina de primeira, sem cota, só no esforço pessoal. Perdeu (ou ganhou) a juventude estudando. Depois, na faculdade, foi morar com uma tia, no Santos Dumont. Essa tia já morreu.

Rosa Emília nunca questionou muito, viciou em antidepressivos, e ia resolvendo o tédio com as drogas da psiquiatria. Nunca comentou nem com os filhos, que tomava tarja preta. Engordou, aumentou a glicemia, e passou a usar regularmente remédios para diabetes e pressão. Tinha crises de enxaquecas frequentes, e dores lombares. Para cada queixa um medicamento.

Como tudo tem o seu dia, o mês passado encontrei Rosa Emília numa agência de turismo. Depois dos salamaleques de praxe, perguntei: E aí, doutora, tá perdida? Ela riu. Que nada, fechei um pacote de viagem, vou passar 30 dias no Velho Mundo.

Cansei, disse ela, quero viver, tá na hora... Fiquei satisfeito. E mais, vou e volto de primeira classe. Vai só? Ela disse que nada, arrumei um namorado, Pastor, aposentado da Petrobras, um velho em boas condições de uso. E deu uma gargalhada.

Ontem encontrei com Rosa Emília no Parque da Sementeira. Fui logo ao assunto principal, e a viagem, vai quando? “Ela mudou o semblante, você não soube?” Não! “Fui fazer um Check Up de rotina, e os exames apontaram sombras no pulmão. Fiz a biópsia e, imagine, câncer. Estou indo amanhã me tratar em Porto Alegre. Já devolvi o pacote de viagem. Ainda bem que eles aceitaram.”

“Graças a Deus que tenho o Bradesco Plus, um plano de saúde que cobre tudo. Apartamento, médico, acompanhante, todos os exames, e se precisar da UTI, não terei dificuldade, sem limites. Eu passei a vida trabalhando no SUS e sei o que é. O meu plano ainda cobre todas as despesas com o funeral. Uma maravilha! Não quero é dar trabalho aos filhos...”

Estou até agora matutando.

Antônio Samarone.

8 comentários:

  1. E eu também comecei a matutar.
    Incrível a natureza humano. Gostaria de viver mundo de certezas; de segurança.

    ResponderExcluir
  2. eu ainda assim teria ido viajar. Nao.por 30 dias, pq 10 dias fora e morro de saudades da brisa da orla. Depois dos 55 , a gente morre a cada dia, com ou sem viagem e ai e melhor viajar.

    ResponderExcluir
  3. A vida é muito curta. Ela poderia ter aproveitado muito mais. E se eu fosse ela, deixava esse câncer quieto e iria viajar.

    ResponderExcluir
  4. Nada de devolver pacote. Remédio bom amar e viajar
    Pode não curar o câncer , mas alimenta a alma.

    ResponderExcluir
  5. Opinar , opinar e opinar rosa sabe muito mais da vida que opinar.

    ResponderExcluir
  6. Também aqui matutando...acho que viajaria, talvez por um tempo mais curto. Sabe-se lá quanto tempo vai durar o tratamento

    ResponderExcluir
  7. É de se refletir! Que lição nesse texto!

    ResponderExcluir