segunda-feira, 25 de março de 2019

O CINEMA EM ITABAIANA



O Cinema em Itabaiana (por Antônio Samarone).

A música e a fotografia são as manifestações culturais mais antigas em Itabaiana. A Filarmônica é 1745 e a fotografia do inicio do século XX, com Miguel Teixeira. Contudo, outras iniciativas foram surgindo.

Itabaiana possui um cine clube organizado, sob o comando do Dr. Romulo, funcionando regulamente no museu da Filarmônica, na Praça da Igreja.

Antônio de Dóci escreveu que a primeira sessão de cinema em Itabaiana ocorreu em 1913. Santinho de Tetê e Zezé da Lagoa compraram um aparelho de projeção e um gerador, e exibiram numa residência na Rua do Sol, 196. O cinema chegou a Itabaiana apenas 18 anos após a famosa primeira exibição em Paris, no subsolo do Grande Café, no bulevar dos Capuchinhos, em 28 de dezembro de 1895.

Em 1919, Manoel Vieira Neto, tio de Zeca Mesquita, montou uma empresa de produção e distribuição de energia elétrica em Itabaiana. Seu Zeca foi o nosso Barão de Mauá. Em 1922, Seu Zeca montou o cinema popular, na rua do Cisco. Foi a única diversão dos ceboleiros, por muitos anos.

Em 1962, o cinema popular recebeu a concorrência do cinema do padre, o cine Santo Antônio, quando a igreja católica ainda disputava a hegemonia dos fiéis. Eu, menino, passei ir para a missa das oito, aos domingos, para assistir um filme de graça após a missa. Depois Zé Queiroz adquiriu o cinema do padre e funcionou até virar a Rádio Princesa da Serra.

Na década de 1970, o cinema de Zeca passava uns filmes de putaria, só para homens, a partir de 11 horas da noite. Eu ficava peruando, no Bar Brasília, doido para entrar, e nunca deixavam. Depois foi arrendado a Seu Tenison da Farmácia, e virou cinema Teny, já em cinemascope.

Na década de 1950, jovens inquietos, quase todos comunistas, montaram um cine clube em Itabaiana. Essa história está à espera de alguém que conte os detalhes, talvez Paulo de Dóci, que viveu e entende muito de cinema.

O cinema de Zeca Mesquita funcionou até 1985. Antes, serviu de palco para uma reunião histórica. Em 1981, o PT em construção, o cinema recebeu Lula e os simpatizantes de Itabaiana, sob a liderança do professor Zé Costa. Segundo Pulga de Cós, estavam presentes de mais de dez agentes do SNI.

O cinema era o encanto das pequenas aldeias interioranas. Quem não é desse tempo, assista “cinema paradiso”, que revela bem aquela realidade. Dr. Rômulo, essa história do cinema em Itabaiana está mal contada, precisa que de um bom historiador.

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário