domingo, 31 de março de 2019

CADA DOENÇA EM SEU TEMPO.



Cada doença em seu tempo. (Por Antônio Samarone)

Surgiu recentemente num povoado do agreste sergipano um sujeito de nome Zacarias do Nicó, com um comportamento estranho. Seu Zacarias passou a viver isolado, taciturno, olhar fixo e incerto. Ao final de tarde, sol posto, ele sai em disparada, estrada afora, com uma sede de sangue humano, numa demonstração extravagante de raiva. Seu Zacarias acredita ser um lobo.

Ninguém até agora sabe do que se trata. Já levaram a um padre, acreditando-se que Seu Zacarias estaria endemoniado; perderam o tempo, a igreja moderna, depois do Vaticano II, não acredita mais nessas crendices. Levaram Zacarias a um macumbeiro, suspeitando ser um encosto, também não tiveram sucesso. O macumbeiro acha que não existe mais encosto, possessões, isso é besteira, acabou, disse ele, coisa do passado.

A família me procurou com medo que o caso chegasse a polícia, e a força pública desse ao Seu Zacarias o mesmo destino que deram a Pepita. Lembram-se de Pepita? Um garoto de Itabaianinha com transtorno mental, que virou uma fera indomada, sendo perseguido por semanas, numa caçada implacável, até ser morto a machadada por um popular amedrontado. Parte da imprensa comemorou.

Percebi que o risco existe e aconselhei que eles procurassem a medicina. Quem, qual o médico? Sugeri o Dr. Nicanor, psiquiatra aposentado, com larga experiencia em todos os tipos de doidices. A família acatou a minha sugestão. O doutor examinou Zacarias minunciosamente. Procurou no DSM - V, manual americano com mais de quatrocentos tipos de transtorno mental; procurou no Código Internacional das Doenças, CID-11 (o novo), e nada. A doença de Zacarias não existe para a ciência.

Dr. Nicanor, médico antigo, lembrou ter conhecido uma doença mental, que saiu de moda, chamada licantropia. Um tipo de alienação, onde o indivíduo ficava fora de si de raiva, corria ao ar livre, imita a voz e os modos do cão ou do lobo. O povo chamava esse padecente de lobisomem. A doença é antiga, citada nas Bucólicas de Virgílio. Foi importada de Portugal.

A licantropia é uma monomania na qual o doente se acredita transformado em lobo ou outro animal selvagem. Corre, uiva, desenterra cadáveres e ataca os desavisados. São delírios arcaicos. Não é obrigado que os delirantes achem sempre que são Napoleão. Uns deliram se achando feras. O Dr. Nicanor já atendeu vários casos em Campo do Brito, que sempre teve tradição de grandes lobisomens.

Não sei o fim que levaram os lobisomens do Brito, comentou o facultativo!

Dr. Nicanor está desiludido: que tempos! Já voltou a sífilis, a tuberculose, a lepra, a cólera, agora me aparece um lobisomem. Sá falta restaurarem a escravidão e a ditadura.]

Antônio Samarone.

2 comentários: