sexta-feira, 1 de março de 2019

O CU DE SIDCLAY



O Cu de Sidclay... (por Antônio Samarone)

O velho Chico Buarque no diz numa canção esquecida: “Procurando bem/Todo mundo tem pereba/Marca de bexiga ou vacina/E tem caganeira, tem lombriga, tem ameba... Futucando bem/Todo mundo tem piolho/Não livra ninguém/Todo mundo tem remela...” Lembrei-me dessa canção, ouvindo Dona Zefinha no rádio, reclamando dos médicos do SUS.
   
“Levei Sidcley, o meu filho mais novo, para fazer um exame de fezes no Postinho da Prefeitura, e o médico me disse que não existia mais esse exame. Como assim, me danei... Não existe, ou o senhor não quer pedir? O meu filho tá comido de verme. Além da lombriga e o do amarelão, acho que ele pegou a caseira, aquela que ataca o olho do cu. O menino não para de coçar. Só saio daqui quando o senhor pedir o exame.”

Depois de muita insistência, ele terminou pedindo. Mas foi pior: quando recebi o resultado, não deu nada. Como, Sidcley não tem verme? E essa caseira é o que? O exame só pode tá errado. Fui conversar de novo com médico, desabafou Dona Zefinha.

Só que no rádio, Dona Zefinha não contou o final da história. Procurei saber a Unidade onde ela foi atendida, e liguei para o médico. Ele, pacientemente, me explicou. Samarone, as verminoses são raríssimas hoje em dia. Os meninos mudaram os hábitos de higiene (acho que foi a escola); andam calçados, bebem água limpa, não fazem mais coco em baixo das bananeiras, como em nosso tempo.

“Nunca mais consultei um menino com verminose, deixaram de ser um problema de Saúde Pública. Não se encontra mais ascaridíase (lombriga), ancilostomíase (amarelão), teníase nem se fala; de vez em quando encontro um ou outro menino reclamando de uma coceirinha no anus, examino, e tenho encontrado a oxiurose, isso mesmo, causado pelo oxiúros, o Enterobius vermicularis, um vermezinho de 2 mm. Pensei que o Sidcley tivesse o que o povo chama de caseira. Nada, nem isso. O exame deu negativo.”

E aí, meu amigo, se o Sidcley não está com a caseira, o que é esse formigamento no cu do menino? Formigamento não, é coceira das brabas. O anus de Sidclay está em carne viva! Para lhe falar a verdade, eu não sei do que se trata. Nem dar para pedir uma ressonância magnética, para ganhar tempo. Nem posso dizer que é uma virose. Tou no mato sem cachorro. Não sei nem para quem encaminhar.

Coceira no olho do cu é competência de que especialidade? Eu não sei. Nem eu!

Me lembrei da infância pobre do Beco Novo. Todo mundo tinha lombriga. A disputa era saber quem tinha mais. Depois de tomar o remédio de Dr. Pedro Garcia Moreno, médico do DNERU, tinha mãe que contava quantas lombrigas o buchudinho botava. Passava de cem. Peba de Seu Justino botou uma pelas ventas. E agora, fico sabendo que acabou. Virou raridade!

Encerei o telefonema alertando ao colega. Você trate de arrumar um remédio para Sidcley, senão Dona Zefinha lhe come vivo. E ainda vai ficar brotando no rádio o resto da semana, dizendo que o SUS virou uma esculhambação.

Antônio Samarone.

Um comentário:

  1. Olá Dr.
    acompanho fielmente seus textos que são muito bem escritos.
    Esses dias esteve um Aracaju uma pesquisadora, autora de vários livros sobre nutrição e saúde e ela afirmava que existe uma epidemia de contaminação de parasitas no nosso país.
    afirmava que os exames parasitológicos de fezes não acusam mais parasitas. Explicou que antigamente os exames de fezes eram feitas com 40 ou 50 laminas e que para baratear e maximizar os lucros do exame diminuíram para analise de apenas 2 laminas e com essa medida nao se encontram mais vermes nas nossas fezes. afirmou ainda que so existe um laboratório no Rio de Janeiro que executa este exame a semelhança do passado(com 50 laminas) e que custa 400 reais, mas que detecta as verminoses.
    O senhor acha que pode ter alguma verdade nessas informações ou é completamente descabidas?

    ResponderExcluir