segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

PROFESSOR JOSÉ PAULINO DA SILVA



Professor José Paulino da Silva. 

A inauguração do monumento a Antonio Conselheiro, em Itabaiana, teve um momento sublime. O velho professor José Paulino, de tantas lembranças, de tantas lutas, de tantas caminhadas à Canudos com os seus alunos, de tantos estudos, de tanta decência; já alquebrado, andando com dificuldade, o professor que eu sempre admirei, proferiu uma aula pública magnifica. Eu assisti...

Numa das passagens da aula, disse José Paulino: - professor aconselha leituras, e eu peço que vocês leiam uma tese de doutoramento do padre Alexandre Otten, defendida na Universidade Gregoriana, em Roma, “Só Deus é Grande – A mensagem religiosa de Antonio Conselheiro.”

Como aluno esforçado, logo cedo fui fazer o dever de casa, do Professor Paulino. De pronto, encontrei um trecho do último sermão de Conselheiro, que está no livro do padre:

“Adeus povo, adeus aves, adeus árvores, adeus campos, aceitai a minha despedida, que bem demonstra as gratas recordações que levo de vós, que jamais se apagarão da lembrança deste Peregrino, que aspira ansiosamente a vossa salvação e ao bem da igreja. Praza aos céus que tão ardente desejo seja correspondido com aquela conversão sincera, que tanto deve cativar o vosso afeto.”

Ainda estou procurando o livro do Padre Alexandre Otten, mas já vi que que o professor Paulino nos apontou um tesouro!

“Só Deus é grande”

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário