quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O CÂNCER EM SERGIPE


O Câncer em Sergipe (por Antonio Samarone)

O tratamento dos pacientes pobres com câncer em Sergipe, beira a crueldade. Faltam atenção, acolhimento, decência, dignidade, quimioterápicos e equipamentos de radioterapia. A TV Sergipe tem denunciado diariamente. 

Esse lenga-lenga da construção do hospital é desonesto. Pura politicagem! É empurrar a solução para o além, gerando uma falsa esperança. Quanto já se gastou? Uma ex autoridade da saúde, ao ser questionada, disse que o hospital estava crescendo para baixo. Já deve ter chegado no Japão.

Em Sergipe temos dois hospitais que possuem serviços de atendimento ao Câncer: o HUSE e o Hospital de Cirurgia. Precisamos de cinco hospitais com esses serviços, temos dois, funcionando precariamente. Existe alguma possibilidade dos pacientes pobres serem atendidos com dignidade?

Eu afirmo que se trata de descaso, incompetência, desleixo, desinteresse. O que se chama educadamente de falta de “vontade política”. Quer uma prova? O Hospital Universitário tem toda estrutura montada, pessoal contratado, para instalar mais uma unidade de tratamento de câncer, e as autoridades sanitárias, que deveriam viabilizar, estão criando dificuldades. Empurrando com a barriga. As coisas não andam!

Não pensem que os 15% da classe média, coberta pelos planos de saúde é bem atendida. Os planos, via de regra, só autorizam os tratamentos com os quimioterápicos mais baratos, com efeitos colaterais tenebrosos; e ainda demoram. Só os ricos e a classe média alta é que podem ser bem atendidos.

Cadê o Ministério Público? O Câncer causa grande sofrimento, é o “Imperador de todos os males”, como diz Mukherjee.

Os pacientes não podem esperar...

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário