segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

GENTE SERGIPANA - IREMAR MECENAS


Gente Sergipana - Iremar de Mecenas Silva
(por Antonio Samarone)
“Oricuri madurou ô é sinal, que arapuá já fez mel...”
Iremar de Mecenas Silva, nasceu em Aracaju, em 23 de março de 1960. Filho de José Cândido da Silva e da professora Celina Mecenas Silva. Iremar teve cinco irmãos: Ivan, Iran, Itamar, Iris e Iracema (gêmea com ele). Iracema também foi uma atleta destacada no voleibol (será a genética?).
O pai, José Cândido é alagoano de Santana de Ipanema, escritor, com dois livros publicados (menino de puxinanã e o querubim); compositor, com mais de 80 músicas gravadas, foi parceiro de João do Vale em 11 músicas, entre elas os clássicos, carcará, pé do lajeiro e oricuri...
Iremar se criou livre, como todo menino daquele tempo. Um menino do Aribê! Criado na rua Florianópolis, nº 218. Criado brincando de pé-em-barra, e jogando bola. Estudou nos Colégios John Kennedy, Costa e Silva e Visão. De constituição atlética, Iremar ingressou no esporte, chegando à seleção sergipana de voleibol.
Iremar sempre foi um bom aluno. Em 1981 ingressou na Faculdade de Medicina da UFS. Sempre dedicado, como tinha habilidade cirúrgica, logo cedo se interessou pela ginecologia e pela obstetrícia. Durante o curso, Iremar acompanhou grandes professores: Dalmo Machado Melo, Hugo Gurgel e Paulo César. Sorridente e chorão, amável, Iremar sempre teve muitos amigos. Concluiu o curso de medicina em 1987, indo exercer a medicina.
Iremar fez a boa medicina, centrada nos pacientes. Nunca ganhou nem fama nem dinheiro. Não amealhou fortuna com a medicina, mas aliviou o sofrimento de muita gente. Sempre atualizado e responsável. Iremar também foi professor de inglês no famoso Instituto Canadá.
Faleceu em 21 de dezembro de 2018, na Praia da Costa, covardemente assassinado dentro de casa. Soube hoje que a polícia sergipana já prendeu os bandidos. Ele atuava na cidade de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador (BA) e fazia planos de voltar para Sergipe.
Iremar era casado com Rita Dantas, e deixou cinco filhos: Deivid, Ivan, Iremar, Thiego e Bruna. Iremar deixou também a lembrança de um ser humano especial, deixou muita saudade com familiares e amigos, e deixou a certeza de ter cumprido a sua missão.
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário