quarta-feira, 30 de março de 2016

NASCE UMA ESPERANÇA NO SUS EM SERGIPE.



Antonio Samarone de Santana.
Academia Sergipana de Medicina.


A interiorização das ações de saúde e saneamento (PIASS), na gestão de José Machado de Souza, final da década de 1970, foi à última experiência consistente de saúde pública, no âmbito da Secretária Estadual de Saúde.
A saúde em Sergipe, nos últimos 30 anos, teve a infelicidade de ser conduzida sob a égide dos interesses partidários e eleitoreiros, em três longas e penosas experiências. Ao final de cada gestão, não se avançava na qualidade dos serviços prestados a população, contudo, o gestor elegia-se o deputado federal mais votado e tornava-se uma liderança política.
Na última dessas aventuras, curiosamente durante o “governo das mudanças”, o modo petista de governar desmontou a rede básica; aparelhou o controle social, desmobilizou os servidores, com o uso do critério de adesão política para a escolha das chefias e gerências; levou a relação com os servidores para estado de beligerância permanente; e operou os recursos financeiros de forma perdulária. O próprio governador Marcelo Déda, num momento de desespero, foi levado a assumir pessoalmente as responsabilidades com a Saúde.
Com a posse de Jackson Barreto uma surpresa, a gestão da saúde foi entregue a um “outsider”, um engenheiro agrônomo, Zezinho Sobral. Sem a pretensão de realizar uma reforma sanitária, sem verdades prévias, humildemente, procurou os trabalhadores da saúde para pedir apoio e trabalhar em parceria, ocupou as gerencias com técnicos, pois freios no descontrole financeiro, desmontou os comitês políticos, botou o pé na estrada, e foi tentar consertar o que parece não ter mais jeito.  
Claro, muita coisa continua funcionando mal, o atendimento continua precário, falta isso, falta aquilo, mas muita coisa já melhorou. Não é fácil montar uma rede de serviços descentes a partir da situação encontrada. A bagaceira era grande. Contudo, os ventos começaram a soprar noutra direção.

Zezinho Sobral precisou deixar a Secretaria, e aí surgiram as especulações: quem seria o substituto? Para a minha surpresa e contentamento, o Governador anunciou hoje o nome de Conceição Mendonça, uma enfermeira, sem padrinhos políticos, sem sobrenome famoso; uma técnica, legitimada pela competência e compromisso com a coisa pública, sem ambição de ser chefe politico, sem ambição de enriquecimento, uma devota do serviço público, uma servidora do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem sabe não seja esse o caminho? A Saúde que não deu certo em mãos dos coronéis da política pode ter encontrado o seu caminho na gestão profissionalizada, técnica, centrada no planejamento e no fim dos desperdícios com o dinheiro público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário