terça-feira, 1 de março de 2016

MEDICINA PRIVADA EM SERGIPE


Medina Privada em Sergipe

Antonio Samarone de Santana.

No Brasil, a saúde representa 9,5% do PIB, constituindo-se num relevante setor da economia de mercado. Desta fatia, os recursos públicos (União, Estados e Munícipios) representam 45% e os recursos privados 55%. As operadoras de planos de saúde cobrem 25% da população; e o Sistema Único de Saúde 75%. Em 2014, as operadoras de planos de saúde tiveram um faturamento de 117 bilhões. O fato é que a medicina privada, que por lei seria suplementar, há muito se tornou hegemônica, ditando seu modelo assistencial, sua lógica e os seus objetivos.
Em Sergipe, a medicina comercial ocupa uma fatia menor do mercado. Em 2015, de uma população estimada em 2,2 milhões de habitantes, apenas 316 mil possuíam a cobertura de um plano de saúde (dado de set. 2015); ou seja, menos de 15%. Os demais, 1,9 milhões (85%) são atendidos pelo IPES (137 mil), Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos 210 médicos cubanos (Mais Médicos). Como se percebe, toda a rede de clínicas, laboratórios e hospitais privados; concentrados nas imediações do Bairro São José, destinam-se ao atendimento de 15% da população de Sergipe.
Mesmo assim, a maioria desses 316 mil sergipanos possui os chamados planos de saúde mais simples, de cobertura limitada. Desses, 88 mil - UNIMED, 71 mil – Hapvida, 26 mil - Plamed, 19 mil - Bradesco Seguro, Petrobrás – 16 mil, Banco do Brasil – 13 mil, GEAP – 13 mil e a Amil – 2,9 mil. É para essa fatia da população que está montada a rede privada de saúde. A compra direta de procedimentos está restrita a meia dúzia de ricos, que mesmo assim, quando são acometidos de uma doença mais grave, procura o atendimento em São Paulo.
A venda de procedimentos aos SUS, sobretudo os de alta complexidade, ainda representa uma significativa parcela do faturamento de alguns serviços comerciais. Dos 316 mil de sergipanos, clientes da medicina privada, consumidores de procedimentos médicos, 230 mil residem em Aracaju, onde se concentram os serviços. 

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