quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

QUEM FOI MURILO BRAGA?

Quem foi Murilo Braga?
(por Antonio Samarone)

O meu amigo Wagner Bravo, pertence a uma pequena legião dos que pensam com originalidade. Apesar do nome, é um manso, daqueles previstos nos evangelhos, que dominarão a Terra.

Wagner, professa uma ironia inteligente.

Wagner disse-me por telefone: “Eu gosto tanto de alguns textos seu, que fico em dúvida se é você mesmo quem escreve.” Eita! Foi uma crítica ou um elogio? Eu adorei.

Wagner, por curiosidade, me fez uma pergunta: quem foi esse Murilo Braga? Talvez seja o nome pessoal de um Colégio, mais conhecido em Sergipe. O Colégio formou várias gerações. Quem foi o famaso Murilo Braga. (foto)

Itabaiana tem a mania, não sei porquê, de nomear os seus logradouros com nomes nacionais pomposos. Nomes que nunca ouviram falar em Itabaiana, nem fizeram nada pela cidade.

As ruas mais antigas de Itabaiana, que já foram: rua das Flores, do Sol, do Cisco, da Vitória, do Canto Escuro, do Cacete Armado, o Beco dos Lírios, entre outros nomes poéticos, passaram a receber os nomes do Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Quintino Bocaiauva.

Seja lá quem tenha sido, pega bem dizer: Eu moro na Avenida Quintino Bocaiuva. Valoriza até os imóveis.

Nomeamos uma praça central em Itabaiana, de João Pessoa, um personagem histórico secundário, até na Paraíba. E se não bastasse, chamamos o nosso campo de futebol de Garrastazu Médice. Felizmente trocamos, hoje é Etelvino Mendonça.

Etelvino Mendonça foi quem levou a primeira bola para Itabaiana, goleiro do primeiro time da cidade e, como Intendente, mandou murar o campo de futebol, no Tabuleiro dos Caboclos.

E por que o Colegio de Itabaiana se chamou Murilo Braga?

Murilo Braga de Carvalho nasceu em Luzilândia, no Piauí, em 08 de dezembro de 1912. Foi Diretor-Geral do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), órgão do Ministério da Cultura, de 13 de fevereiro de 1946 a 28 de abril de 1952. Um burocrata de carreira, a quem coube, espalhar escolas rurais pelo País.

A Escola Normal Rural Murilo Braga, em Itabaiana, fundada em 29 de novembro de 1949, foi uma dessas escolas Rurais. A chegada do curso ginasial, iniciou o desenvolvimento de Itabaiana.

Murilo Braga faleceu tragicamente em 1952, em acidente áereo. O avião “President” da Pan Am, caiu na Selva e corpo do educador passou 20 dias para ser resgatado, gerando uma comoção nacional.

Murilo Braga foi mais famoso pela morte que pela vida.

Entretando, não lembrei de nenhum nome de educador sergipano, injustiçado, por não ter sido escolhido para nomear a Escola Rural e Normal de Itabaiana.

A decisão de levar o Ginásio para Itabaiana, foi do Governador José Rollemberg Leite, em seu primeiro Governo (1947 – 1951).

Itabaiana deve esse reconhecimento.

Antonio Samarone – Secretário de Cultura de Itabaiana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário