quarta-feira, 1 de maio de 2019

E OS PARDAIS?



E os Pardais?  

Gosto de fotografar pássaros. Não tenho encontrado muitos Pardais (Passer domesticus) em Aracaju. Em Itabaiana eles dominam. Não sei se a fama deles de exclusivismo ambiental é verdadeira. Onde existem Pardais, os demais pássaros do mesmo porte são eliminados, isso procede?

É visível a sua rusticidade. São namoradores incansáveis (vejam a foto) e reprodutores eficientes.
Em 1903, o prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, importou da Europa (França) casais de Pardais para povoar a área urbana, com objetivo de enfeitar a cidade, para que ficasse com "ares parisienses". Esse fato provocou um debate científico.

O naturalista Rodolpho von Ihering combateu duramente a importação dos Pardais. “Não é um pássaro insetívoro, não combate as pragas. É um insulto compará-lo com o nosso bom tico-tico.” O medo era que os pardais eliminassem os pássaros brasileiros.

Dizia o naturalista: “o pardal é briguento e egoísta. Onde eles dominam, não aceitam a convivência com outros pássaros do mesmo porte. Sem cessar, eles eliminam os pretensos rivais, lançando mão de recursos baixos, indo aos ninhos dos outros, destruindo os ovos, matando os filhotes, tomando posse da casa alheia.”

Um século depois, os Pardais invadiram o Brasil, mas não causaram o desastre previsto, e estão convivendo pacificamente com os passarinhos nativos.

O Brasil cabe todo mundo!

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário