sexta-feira, 10 de maio de 2019

GENTE SERGIPANA - DIDA ARAÚJO


Gente Sergipana - Dida Araújo (por Antonio Samarone)
Dentro do projeto "Sergipanidades", da UFS, assisti a um documentário fabuloso sobre "Josa: o Vaqueiro do Sertão".
Um trabalho de alto nível de Dida Araújo.
Uma relembrada no programa matinal da rádio difusora, "Festa na Casa Grande", apresentado, tocado e cantado por Josa, de Simão Dias. "Hei boiada negra"! Os sergipanos da minha geração sabe do que estou falando...
Ouvir Josa cantando "Na sombra da jaqueira". https://www.youtube.com/watch?v=qqzIXJYIyZk
No documentário, o jornalista Jairo Alves conta um estória magnífica:
O programa Festa na Casa Grande, de Josa, começou a anunciar a presença de Luiz Gonzaga, ao vivo, para certa data.
No dia marcado, o auditório, os corredores, as escada, a rua José do Prado Franco, onde ficava a emissora, tudo super-lotado. Só de sanfoneiros (mais de 30), do estado todo, para assistir o Rei do Baião, no programa de Josa.
O programa era das oito as dez da manhã. E o povo em festa. As dez horas começava um programa da jovem guarda. O diretor avisou para Josa encerrar, pois o apresentador já estava esperando em outro estúdio.
E nada de Josa atender. O povo não deixava. O diretor cortou o som do auditório de Josa, e entrou o som da Jovem Guarda. Luiz Gonzaga se danou, jogou o chapéu no chão e disse: - "eles cortaram o som nas minhas ventas."
Josa disse: vamos embora! Desceram as escadas da rádio Difusora tocando sanfona. Luiz Gonzaga e os outros sanfoneiros na frente, e o povo atrás. Invadiram o calçadão da João Pessoa e fizeram uma festa no meio da rua.
Um dia memorável. Pelos menos em Sergipe, Luiz Gonzaga era o maioral.
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário