quinta-feira, 30 de maio de 2019

O FIM DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS?



Sem liberdade de pensamento, não existe Universidade... (por Antônio Samarone)

Assustou a opinião pública os cortes de recursos para as Universidades Públicas. Mas os ataques do Governo Bolsonaro ao ensino e a pesquisa não se limitaram a redução dos recursos.

O Decreto nº 9.794 tirou a autonomia dos Reitores em nomear os seus colaboradores, em montar a sua equipe. As nomeações passarão pelo crivo político do Planalto. Como implementar um projeto se a equipe pensa diferente. Os Reitores passaram a ser cargos decorativos.

O ministro Osmar Terra censurou pesquisa da Fiocruz. O ministro é autor de um projeto de Lei que institui a internação compulsória dos usuários de drogas ilícitas, e defende a volta dos manicômios. Ele discordou ideologicamente dos resultados da pesquisa sobre drogas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de renome internacional, e disse que não aceita, mandou engavetar. O Governo Bolsonaro já havia rejeitado os dados do IBGE, sobre o desemprego.

O Governo Bolsonaro demitiu o presidente do (Inep), Elmer Vicenzi, órgão responsável pela elaboração do ENEM, por ter sido negado o acesso aos dados sigilosos dos alunos, pois o Governo pretende fazer uma carteira de estudante governamental.

Drástica redução das bolsas de mestrado e doutorado, suspensão de novas bolsas do programa Ciência sem fronteiras. Segundo a Capes, serão reforçadas as parcerias com o setor empresarial, para que possam ser ampliados os investimentos em pesquisa. Durma-se com uma zoada dessa...

Como se não bastasse, o advogado-geral da União, André Mendonça, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que sejam realizadas operações policiais dentro de universidades por uma posição "técnica". Segundo Mendonça, a iniciativa visa coibir "viés ideológico" de professores em ambientes públicos. Precisa explicar, que isso é o fim da liberdade de pensamento nas Universidades.

Surge uma grande dúvida: até quando, assistiremos “bestializados” a destruição de valores fundantes de uma sociedade democrática? Qual será a próxima conquista a ser atacada?

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário