sábado, 25 de maio de 2019

GENTE SERGIPANA - JOSE OLINO DE LIMA NETO



Gente Sergipana - José Olino de Lima Neto (1900 – 1985) (Por Antônio Samarone)
Nasceu em 2 de janeiro de 1900, no engenho Tuim, município do Arauá/SE. Filho do Coronel João Neto e de Dona Sinhá. Para facilitar os estudos dos filhos (José Olino, Urbano Neto e João Bosco), o seu Pai foi morar na Estância, em 1908.
José Olino estudou o primário em Estância. Foi o primeiro aluno do Seminário de Aracaju, fundado por Dom José Thomaz. Após sete anos, José Olino descobriu que a vocação de padre era pequena, deixou o seminário e entrou para a Faculdade de Medicina da Bahia.
Formou-se em Medicina em 1929, defendendo a tese “Profilaxia do Sezonismo”. Formou-se também em Farmácia. Retornou à Sergipe em 1930, e exerceu a medicina nas cidades de Itabaianinha, Simão Dias e Lagarto.
Em 1938, fixou residência em Aracaju e começou a dedicar-se integralmente ao magistério. Foram 41 anos de dedicação ao ensino e teria morrido na cátedra se a aposentadoria compulsória não o impedisse de continuar lecionando.
Em 1938 publicou sua segunda tese, “Notas Filológicas à margem das Vinte Horas de Liteira de Camilo Castelo Branco”, através de cuja defesa conquistou a Cátedra de Português no Atheneu Sergipense.
Em 1973, José Olino publicou o primeiro volume das “Fábulas em Versos”.  
No dizer de Cabral Machado, “O nosso fabulista é médico. Cedo abandonou a arte de curar, se engenho ou arte talvez não possuísse, e dedicou-se ao magistério, após memorável concurso público, disputando a cátedra de português, com uma tese apreciando a linguagem de Camilo Castelo Branco... A fábula é uma criação do folclore em quase todas as culturas, depois assumiu a forma literária”.
Jose Olino de Lima Neto ocupou a cadeira nº 30, da Academia Sergipana de Letras, que tem como patrono o poeta José Jorge de Siqueira Filho.
O Dr. José Olino foi casado com Dona Antonina e teve cinco filhos: João Epifânio, Cândido, Antonino, José Olino e Seu Aloísio, da Pisolar.
Faleceu em 27 de fevereiro de 1985, em Aracaju, com 85 anos.
Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário