terça-feira, 23 de setembro de 2025

UM NOVO CURA.


Um Novo Cura.
(por Antonio Samarone)

O Arraial de Santo Antonio e Almas de Itabaiana vem de longe. Inicialmente, abrangia uma área de cerca de 200 léguas quadradas. Sua ocupação territorial começou logo após a fixação da colonização portuguesa em Sergipe, nos começos de 1590.

Comprovam essa afirmativa as sesmarias concedidas a diversos proprietários já datadas dos primeiros anos do século XVII.

Entretanto, a criação da Freguesia de Santo e Almas, em 30 de outubro 1675, a segunda em Sergipe, foi uma marca institucional. Itabaiana foi Freguesia antes de Villa. A Igreja chegou antes da Coroa.

Em uma sessão do douto Conselho Estadual de Cultura, os 350 anos foram questionados: “350 anos do que mesmo”? Espero ter ajudado no esclarecimento.

No auge das comemorações dos 350 anos, a Paróquia trocou de padres. O competente e zeloso Padre Marcos Rogério Vieira, após profícua passagem, foi transferido para Nossa senhora das Dores.

Hoje, (23/09/2025) celebra-se a primeira missa do padre novo: Paulo Tadeu Lima de Melo. Um alagoano de Penedo. Um religioso arejado, membro da Academia de Letras de Penedo. Seja Bem Vindo! A Academia Itabaianense de Letras o receberá de braços abertos.

O mundo religioso e cultural de Itabaiana, a secretaria de cultura, a gestão municipal, a sociedade civil, empresários e trabalhadores, artistas, poetas e escritores, todos, de corpo e alma, sabemos da importância da Igreja em nosso desenvolvimento.

Segundo dados recentes do IBGE, mais de 80% da população itabaianense professa o catolicismo. Somos a "cidade dos milagres" (Santo Antonio e Santa Dulce). Os evangélicos são 10%, sem religião - 6%, espíritas - 0,8% e Candomblé e Umbanda – 0,3%. A média nacional de católicos é de 56,7%.

Entenderam o fenômeno católico em Itabaiana: mais de 80%. O padre Paulo Tadeu tem uma missão imensa. Em pouco tempo, ele conhecerá o perfil do itabaianense, a sua grandeza e a sua autoestima.

Ele descobrirá que a caridade, uma virtude em extinção, ainda é muito forte em Itabaiana.

Seja Bem Vindo, Paulo Tadeu! Vamos comemorar juntos, o jubileu dos 350 anos.

Antonio Samarone (Secretário de Cultura de Itabaiana).

PS: o título: "O Novo Cura", é uma lembrança poética de um romance de Balzac, “Le Curé de village”. Na foto: o padre Paulo Tadeu é o único que nasceu com tonsura. Com a camisa tricolor é Marcos Rogério. E o do meio, é o itabaianense Edivaldo, padre de Ribeirópolis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário