A Rota das Especiarias.
(por Antonio Samarone)
A banca de especiarias da feira do Augusto Franco (foto) é sortida de histórias e tradições. São 72 variedades de species.
Especiarias são partes de certas plantas (raízes, rizomas, cascas, bulbos, folhas, caules, flores, frutos e sementes) em estado natural, secas e/ou objeto de elaboração mecânica que por seu sabor ou aroma característicos dão sabor aos alimentos.
As especiarias eram mercadorias caras e importadas, e o seu consumo denotava riqueza. Cravo da Índia, canela da China e pimenta do Reino. Gengibre, Pichilin e noz moscada da Malásia.
Depois da tomada de Constantinopla pelos turcos (1453), a Europa se movimentou para dobrar o Cabo das Tormentas, e encontrar um caminho marítimo para as Índias, em busca das especiarias.
Colombo descobriu a América, procurando um caminho novo para as Índias pelo Oeste, em busca de ouro e especiarias. Vasco da Gama chegou as Índias pelo Leste.
A rota da seda também foi a rota das especiarias. As sementes do Império movimentaram o mundo.
Especiarias vem do latim species (variedades). Os temperos como species antecederam a Lineu, que também usou “species” na classificação biológica dos seres vivos.
Somos a espécie humana (Homo sapiens), por enquanto.
Hoje as especiarias chamam-se temperos.
Antonio Samarone (médico sanitarista)
segunda-feira, 10 de abril de 2023
A ROTA DAS ESPECIARIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário