O sonho vai e volta.
(por Antonio Samarone)
A solenidade de passagem da faixa ao Presidente Lula, me comoveu. Senti a grandeza do simbolismo histórico. A faixa é a coroação republicana. Aline Souza, negra, 33 anos, você, junto com os outros que subiram a rampa, representam o povo brasileiro.
Fui aos prantos!
O Presidente Lula ainda desfilou no Rolls-Royce presidencial e passou as tropas militares em revista, para que não restassem dúvidas.
Nunca levei a ameaça fascista no Brasil na brincadeira, é sério, ela continua viva. Eles querem um golpe, uma ditadura. Não é a primeira vez, os integralistas, os camisas verdes de Plínio Salgado tentaram. Foram esmagados por Getúlio Vargas.
Dessa vez os camisas amarelas de Bolsonaro foram explícitos, foram às portas dos quartéis e usaram de violência. Na hora, o líder fugiu.
Participo de grupo de pequenos burgueses no WhatsApp, onde muitos torceram o nariz para a solenidade da faixa. “Isso é pura demagogia!” Foi o discurso generalizado. Fizeram chacotas. No início eu me revoltei, pensei em ofendê-los, dizer umas verdades...
Nada, a idade me controlou.
Depois pensei: eles não aceitam aquela gente, em sua plena diversidade, como sendo a fonte do poder. Eles odeiam o povo invisível. O que eles chamam de demagogia é a rejeição deles ao povo. O povo sendo protagonista, sendo visto pelos resto do mundo.
Eles tentaram desclassificar o gesto, com a pecha de demagogia, da mesma forma que não aceitam o povo nos aeroportos, as empregadas domésticas com direitos trabalhistas e os pobres nas universidades. Dessa vez, o povo subiu a rampa!
O Lula levou até um vira-lata, disse uma moça revoltada.
Outro, tirado a intelectual, disse-me querendo ser inteligente: “esse ministério é uma arca de Noé, tem de tudo”. Tive vontade de responder: Tem mesmo, só que o Noé é Lula.
O Brasil está dividido e é até bom que assim permaneça.
Lula, com o envelhecimento e a prisão, se aproximou do estilo do grande Pepe Mujica, “El, Viejo Tupamaro”. Lula está mais sábio e mais determinado.
Dessa vez, além do centrão, do mercado financeiro, da grande imprensa, Lula enfrentará uma extrema direita fascista, militante, disposta a tudo para retornar ao poder.
Lula pregou a unidade e a reconstrução do Brasil.
Antonio Samarone. (médico sanitarista).
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
O SONHO VAI E VOLTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário