terça-feira, 29 de outubro de 2019

VELHAS NOVIDADES


Velhas Novidades... (por Antônio Samarone)

Passando pelo Bairro América me deparei com uma cena do passado: as professoras ensinando aos meninos de uma escola pública a usarem o orelhão. Tomei um susto.

Uma aula de cidadania.

Me lembro quando apareceram os orelhões em Itabaiana, quase todos engolidores de fichas. Foi um dia desses. Foi um grande avanço tecnológico. Eu era doido para usar o orelhão, só que não tinha para quem telefonar. Ninguém que eu conhecia tinha telefone. Ligar para quem?

O telefone é antigo, descoberto por Graham Bell, em 1875. O telefone chegou ao Brasil em 1877. Só que demorou a chegar em Itabaiana, um dia desses. Em minha infância era uma central telefônica, quem precisasse ia lá. Telefone em casa, só gente muito rica possuía.

Veio a Embratel, a Telebrás e a Telergipe. Foi aí que eu tive mais contacto com telefone. Possuir uma linha, só comprando a particulares, no cambio negro. A metade do Cinforme era com anúncios de linha telefônicas para vender. Em algumas regiões de Aracaju, custavam uma fortuna.

Hoje é essa praga do celular (no bom sentido). Tem gente que pega no sono e se acorda com o celular ao lado, leva até para o banheiro... O celular é quase uma órtese!

No Brasil existem 230 milhões de celulares. Só que tem gente com 3, 4 celulares e muita gente sem nenhum. A desigualdade é o nosso principal problema!

Essas crianças do Bairro América merecem ter acesso ao mundo digital da Internet, com urgência!   

Antônio Samarone.

Um comentário:

  1. Esses alunos do Bairro América tiveram a oportunidade de visitar o orelhão e conhecer o seu uso. Saber da evolução até a chegada do celular. E como a tecnologia está presente em nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir