sábado, 26 de outubro de 2019

FACULDADE DE ODONTOLOGIA EM SERGIPE


História da Fundação da Faculdade de Odontologia da UFS
Por Walter Noronha

No longínquo ano de 1926, quando presidia o Estado de Sergipe o Sr. Graccho Cardoso, o decreto número 921, de 20 de fevereiro do mesmo ano, determinou que fosse instalada a Faculdade de Odontologia de Sergipe com o nome de Aníbal Freire. O decreto foi embasado no artigo 31 da lei 938 do dia 21 de fevereiro de 1925.

Ainda em 1926, agora em novembro, já empossado presidente do Estado o Sr. Ciro Franklin de Azevedo, um novo decreto de número 975 do dia 10 do mês corrente, tomou rumo no sentido contrário, desiludindo de forma abrupta, vinte e duas pessoas matriculadas e dispostas a colocarem o curso em andamento.

Pouco mais que três décadas, foi o tempo de hibernação.

No ano de 1957, vinte e oito Dentistas, somados a oito pessoas da comunidade, precisamente no dia 9 de abril, fundaram a Sociedade Civil Faculdade de Odontologia de Sergipe.

Teve como presidente, o Dr. Arício Fortes, cuja primeira medida, foi a confecção do Estatuto, registrado e publicado no Diário Oficial no dia 18 de julho do ano em curso. O então governador do Estado, Dr. Leandro Maynard Maciel, com espírito colaborador, comprometeu-se em doar um prédio em condições suficiente para o funcionamento da escola.

Uma desavença política entre o Governo e estudantes da Faculdade de Química, mais uma vez fez com que o sonho fosse adiado e o Dr. Arício Fortes, tomado pela decepção, renunciou ao cargo, assumindo o vice-presidente, Dr. Francisco Moreira de Souza que também foi vencido pelo entrave político.

Mais um período de Hibernação!

Em 1964, já com o funcionamento da Faculdade de Medicina como escola federal, reacendeu a fogueira da esperança e de forma intempestiva, sem os cuidados estatutário e jurídicos, foi eleita uma nova diretoria para a Sociedade Civil Faculdade de Odontologia de Sergipe, tendo como presidente um comerciante,  Sr. Serafim Gonçalves de Oliveira o como vice, o Cirurgião Dentista Dr. João Simões.

Dois anos se passaram e muitas lutas foram travadas com objetivo singular, Nossa Escola! As exigências, por menor que fossem, eram inalcançáveis.

No segundo semestre de 1966, Um  grupo de Cirurgiões Dentistas, associados à Sociedade Odontológica de Sergipe, levando em conta as grandes dificuldades, juntou-se ao Conselho de Educação do Estado para dar início a um anteprojeto de lei com o objetivo da criação de uma Faculdade de Odontologia Estadual que pudesse em seguida, ser incorporada à Universidade Federal, já em estágio avançado de funcionamento.

O então Governador, Dr. Celso de Carvalho, no dia 11 de dezembro do mesmo ano, encaminhou à assembleia legislativa, projeto de lei que autorizava ao chefe do poder executivo, instalar uma fundação que receberia o nome de: Faculdade de Odontologia de Sergipe. Foi o dia 20 do mesmo mês e ano que a assembleia legislativa escolheu para aprovar o projeto sob o número 62/66 e no dia 28 ainda no mesmo mês, o governador assinou a lei de número 1448, dando início à Faculdade de Odontologia de Sergipe. A publicação no Diário Oficial, se deu no dia 4 de janeiro de 1967, dezoito dias antes da mudança de governadores.

Um estatuto deveria ser criado e novas reuniões foram marcadas sem sucesso. Um dos colegas, somado ao presidente da Sociedade Civil, em contragosto da grande maioria, elaboraram um documento que regeria o funcionamento da escola, imediatamente reprovado, considerando uma grade que conduzia a uma formação puramente sanitarista.

A classe odontológica completamente dissociada da Sociedade Civil, junta-se à Sociedade Odontológica de Sergipe formando uma frente de trabalho, que se une à equipe   elaboradora do estatuto da UFS, e consegue, graças à presença de um dos seus membros, incluir nele, uma cláusula dando prioridade à instalação da Faculdade de Odontologia.

A Sociedade Civil, em acordo com autoridades da cidade de Estância/SE, de forma isolada, procura criar uma Faculdade de Odontologia naquele município, tentando alienar os bens e patrimônio, em favor de uma outra Sociedade Civil também lá instalada, em vez do favorecimento a UFS.

Diante de tudo isso e da necessidade urgente de criação do curso, em dezembro de 1969, a UFS, através do Conselho Universitário como também do Conselho Superior, criou UNANIMIMENTE, o curso de Odontologia, junto ao Instituto de Biologia e a Faculdade de Ciências Médicas, abrindo 10 vagas para o vestibular de 1970. Inscreveram-se 17, dos quais 13 foram aprovados e apenas 10 ingressaram.

De início, a Universidade solicita da Sociedade Odontológica de Sergipe, a indicação de um membro para facilitação dos trabalhos sendo indicado o Cirurgião Dentista Dr. Fernando Vasconcelos.

Assim, concretiza-se o sonho da classe odontológica de Sergipe.
1973 foi o ano de formatura da primeira turma, dando assim partida à formação de uma pungente e robusta Odontologia Sergipana!

Com o crescimento, veio a necessidade da descentralização e junto a criação do Campus de Lagarto no ano de 2011.

Fonte: Dr. Lélio Fortes.

Um comentário:

  1. Olá Samarone, você saberia nós dizer o nome das pessoas que estão na foto que abre este artigo?

    ResponderExcluir