sábado, 12 de outubro de 2019

UM SANTO SERGIPANO




Um Santo sergipano... (Por Antônio Samarone)

A Irmã Dulce foi canonizada. Finalmente, uma Santa brasileira. O anjo bom da Bahia. Por que demorou tanto um Santo brasileiro?

O Vaticano, por preconceito, não reconheceu o milagre da hóstia no Juazeiro. Na véspera da Sexta-Feira Santa de 1889, a beata Maria de Araújo recebeu a hóstia das mãos do Padre Cícero, e a hóstia consubstanciou-se em sangue. Depois, o próprio Jesus apareceu para a Beata.

Além do não reconhecimento do milagre, o Padre Cícero Romão Batista foi excomungado. Morreu em 1934, proscrito da Igreja. O padre Cícero virou Santo pela crença do povo de Deus, sem o aval da igreja.

Em quase todas as casas desse vasto Sertão nordestino, encontra-se uma imagem do Padim Ciço, menos nas igrejas. Em 2015, o Vaticano reintegrou o padre Cícero. Aguarda-se a santificação oficial, pois santo ele já é, pela fé do povo.

O Concílio Vaticano II (1962/1965), reduziu a importância dos Santos. As igrejas foram esvaziadas. Sobraram Santo Antônio, São José, São João, São Pedro, e mais um ou outro perdido. O Vaticano II modernizou a igreja católica e perdeu fiéis.

O Vaticano II cassou os Santos não canonizados, criados pelas crenças populares. A revogação do Concílio de Trento (1545/1563) dessacralizou muita coisa. A Igreja católica começou a perder fiéis, esvaziar.

Até a minha mãe, filha de Maria, devota de Santo Antônio, virou Crente. Ela e todas as suas irmãs. Lembro-me do espanto da minha Vó Maria do Céu: “Eu é que não mudo, nunca vi um Crente virar Santo.”  Eu também não!

A igreja católica está retornando à Trento, pelo menos quanto aos Santos. Viva a Santa Dulce! Queremos mais Santos, mais, quanto mais melhor, pelo menos um por cada estado nordestino.  O Ceará já tem o seu, falta só o diploma.

Para começar por Sergipe, eu lanço a candidatura do Padre Pedro. Ou alguém acha que o Padre Pedro não merece?

Eu sei, o Frei Miguel, o apostolo de Aracaju, já está sendo beatificado. Mas era italiano.

Antônio Samarone.


Nenhum comentário:

Postar um comentário