sábado, 5 de outubro de 2019

A SOLIDÃO VOLUNTÁRIA (parte um)


A Solidão Voluntária (Parte I) (por Antônio Samarone).

Peregrinando pelas redondezas do Raso da Catarina, conheci o Frei Romeu, um velho franciscano do Sertão da Bahia. Conversa vai, conversa vem, eu quis saber se a vida de frade era muito solitária. Ele me respondeu com uma conferência.

O Frei Romeu começou a conversa pela bíblia: 

Logo após a criação, em pouco tempo, Deus identificou que não era bom que o homem vivesse só e lhe arrumou uma companhia. A solidão já nasceu malvista.

O homem da caverna vivia coletivamente, não era possível o isolamento, por uma questão de segurança. O homem não podia afastar-se da horda, do bando, do clã, da tribo, da aldeia. Nem os deuses estavam só, viviam no Olimpo.

A solidão era própria dos mitos e dos heróis. O indivíduo é efêmero, só o coletivo possui permanência e estabilidade. O filosofo grego era um homem da praça pública. Para Aristóteles o homem é um animal social e político.

A solidão não era bem vista nem pelo paganismo, nem pelo antigo testamento. Em Roma a solidão era a punição por um crime: o exilium...

A solidão só ganhou prestígio com o cristianismo. Eu sou um eremita, adoro a solidão, disse-me o velho frade cheio de fé.

E continuou:

Sou devoto de João Batista, um eremita adorado. João se vestia com peles de camelos, com um cinto de couro em volta dos rins e alimentava-se de gafanhotos e mel selvagem. Jesus era atraído pelo deserto, e se isolou por 40 dias, onde foi tentado pelo Satanás. Sempre rezava sozinho.

A partir do século III era comum a procura da vida no isolamento do deserto. Uma leva de eremitas e anacoretas vagavam penitentes. Monges do deserto passaram a atrair multidões. Hoje é diferente, eu vivo quase só.

A igreja sempre desconfiou desses solitários, e por isso estimulou a criação da vida monástica. Levar a vida ascética, afastada, mas não sozinhos. Criou-se os mosteiros e a ordens religiosas. Uma solidão sob vigilância.

A grande doença dos eremitas é a acídia, talvez o que chamamos hoje de depressão. O solitário obcecado pela acídia fixa os olhos na janela e a sua imaginação lhe pinta um visitante fictício; uma ranger da porta o faz saltar; ouvindo vozes; prostrado, com uma tristeza irracional.

A partir do século V, a Igreja começou a condenar as pessoas a exclusão da vida comum dos cristão. Surge e excomunhão. A solidão involuntária. A sansão era reservada aos Bispos. O excomungado era rejeitado pela comunidade dos vivos e dos mortos, ele perdia até o direito a uma sepultura sagrada.

Outros foram excluídos por sentenças judiciárias. Os prisioneiros confinados nas masmorras e calabouços, numa solidão até a morte. Apesar do esvaziamento das prisões na idade média. Havia a preferência por outras penas: mutilações, marcas com ferro em brasa, fogueira, forca, esquartejamento, decapitação.

Por volta do Século XV, com o renascimento, surgiu a solidão humanista. Petrarca publicou “De vita solitária”, uma apologia a solidão. “A multidão urbana é um rebanho depravado, a vida rural é sadia e virtuosa”, escreve ele. A solidão humanista era opção de intelectuais ricos. Era o nascimento do individualismo.

A Reforma Protestante reforçou as bases do individualismo. Cada crente passou a se considerar um eleito.

O Frei Romeu é um homem culto, antes de assumir a vida religiosa foi professor de filosofia em Bucareste. Ele é de família ucraniana.

E continuou:

A biblioteca de Montaigne, no andar superior de uma torre do seu castelo, era um santuário, um lugar elevado da solidão humana, onde ele penetrava com uma alegria não dissimulada. A solidão era um luxo.

Com o humanismo, a Renascença e a Reforma a solidão passou a ser vista positivamente. Os aspectos penitencial e ascético foram substituídos pela visão reconfortante e voluntária.

Era a ascensão do individualismo.

Depois eu conto o resto da conversa com o Frei Romeu.

Antônio Samarone.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Viver é solitário, por mais que se esteja acompanhado. No máximo, um compartilhar de solidões disfarçadas de companheirismo. É que se pode viver sozinho, sozinho; ou sozinho, acompanhado. E muitas vezes, apesar de se estar sozinho, uma multidão se apodera do espaço objetivamente solitário do aspirante da solitude e este fica à deriva, sem saber o rumo certo a tomar pra chegar no silêncio verdadeiro. Outras vezes, há tanto barulho ao derredor que faz com que, sem mais nem menos, um dinâmico e avassalador Silêncio finque pé se torne a mais preciosa das companhias... É, meu amigo! O Homem é, de fato, um ser social. Com ou sem outros homens...

    ResponderExcluir
  3. Viver é solitário, por mais que se esteja acompanhado. No máximo, um compartilhar de solidões disfarçadas de companheirismo. É que se pode viver sozinho, sozinho; ou sozinho, acompanhado. E muitas vezes, apesar de se estar sozinho, uma multidão se apodera do espaço objetivamente solitário do aspirante da solitude e este fica à deriva, sem saber o rumo certo a tomar pra chegar no silêncio verdadeiro. Outras vezes, há tanto barulho ao derredor que faz com que, sem mais nem menos, um dinâmico e avassalador Silêncio finque pé e se torne a mais preciosa das companhias... É, meu amigo! O Homem é, de fato, um ser social. Com ou sem outros homens...

    ResponderExcluir
  4. Viver é solitário, por mais que se esteja acompanhado. No máximo, um compartilhar de solidões disfarçadas de companheirismo. É que se pode viver sozinho, sozinho; ou sozinho, acompanhado. E muitas vezes, apesar de se estar sozinho, uma multidão se apodera do espaço objetivamente solitário do aspirante à solitude e este fica à deriva, sem saber o rumo certo a tomar pra chegar no silêncio verdadeiro. Outras vezes, há tanto barulho ao derredor que faz com que, sem mais nem menos, um dinâmico e avassalador Silêncio finque pé e se torne a mais preciosa das companhias... É, meu amigo! O Homem é, de fato, um ser social. Com ou sem outros homens...

    ResponderExcluir
  5. Solitariamente, vozes internas me pediram pra ir burilando as concordâncias do texto inicial... É que fui me precipitando barulhentamente e publicando sem fazer as necessárias correções.😀

    ResponderExcluir