sábado, 1 de junho de 2019

CIÊNCIA CENSURADA


A ciência censurada. (por Antônio Samarone)

Eu recebi o relatório completo da pesquisa sobre drogas da Fiocruz, censurada pelo obscuro ministro osmar terra. Governos ditatoriais, costumam discordar das ciências quando os resultados contrariam os seus interesses.

A história registra um caso clássico:

As ciências biológicas sofreram na União Soviética. O comissário para a ciência, camarada Trofim Lysenko, por razões ideológicas, negava as leis da hereditariedade, descobertas pelo monge agostiniano checo Gregor Mendel. As leis de Mendel não se enquadravam no materialismo dialético.

O ministro osmar terra é o novo Lysenko.

O que incomodou ao ministro politiqueiro foi que a pesquisa apontou o álcool (droga lícita), que paga impostos, faz propaganda na TV e financia eventos, como o maior problema da saúde pública:

“A prevalência do uso de bebidas alcoólica em 30 dias, na população brasileira entre 12 e 65 anos, foi de 30,1% - o que representa aproximadamente 46 milhões de habitantes.” É muita “cachaça” por mês...

“Aproximadamente 2,3 milhões de pessoas entre 12 e 65 anos apresentaram dependência de álcool nos 12 meses anteriores à pesquisa. É importante ressaltar que 119 mil dependentes eram adolescentes de 12 a 17 anos.”

O que o ministro não esperava é a existência de mais alcoólatras que maconheiros.

A pesquisa comparou as consequências (acidente de trânsito, violências e lesões acidentais) entre os que usam o álcool e os que usam as drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, LSD...). Os resultados apontaram o álcool como o principal vilão.

O ministro osmar terra não se conforma com os resultados da prevalência do uso de drogas ilícitas (conforme a tabela postada). O ministro acredita na existência de uma epidemia de usuários, o que não foi confirmado pela pesquisa.

Recentemente o próprio presidente Bolsonaro criticou os dados do IBGE sobre o desemprego.
Passa a valer a vontade dos poderosos.

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário