quarta-feira, 14 de novembro de 2018

QUEM VAI LIDERAR OS BOLSONARIANOS EM SERGIPE?


Quem vai liderar os bolsonarianos em Sergipe?

O PSL de Bolsonaro não elegeu ninguém em Sergipe. Os dirigentes do PSL são pessoas anônimas, gente desconhecida. Tarantella, o mais conhecido, foi afastado. Não existe vácuo na política. Por outro lado, existe uma base social que votou e continua apoiando o projeto da ultra direita, que ganhou as eleições. O cavalo está selado, aguardando os interessados.

Ter acesso ao governo federal não é pouca coisa em Sergipe. André Moura usando dessa prerrogativa, teve o apoio de quase todos os Prefeitos, na última eleição.

Não estou falando de coisa efêmera. Zé Dirceu, a maior liderança histórica do PT, depois de Lula; afirmou sobre Bolsonaro: “Não nos iludamos. É um governo que tem muita base social, muita força e muito tempo pela frente. Vai transformar a segurança em pauta".

Continuou o líder petista: o PT não foi derrotado apenas eleitoralmente nessas eleições, mas ideologicamente. Zé Dirceu, foi quem concebeu e liderou o projeto que levou o PT ao poder por treze anos. O fato do seu envolvimento em falcatruas, não anula os seus méritos de pensador político. Haddad é um bom moço, toca violão, vai à missa, educado, bem casado, mas não é líder político. Haddad é uma invenção de Lula.

Durante a campanha, Zé Dirceu lembrou que estava diante da disputa pelo poder, e não apenas de uma eleição para ocupação de cargos. O mundo quase desabou. Haddad, para não desagradar ao mercado, se apressou em desautorizar Dirceu, e acrescentar que em seu futuro governo, Zé Dirceu não estaria nos planos.

Nessa lógica de Zé Dirceu, a ultra direita não deixará o poder tão cedo. Eu pergunto, imitando Garrincha: “já combinaram com os russos?” Acho, que se a oposição for competente, pode reduzir esse martírio...

Em Sergipe, vislumbro no ex deputado João Fontes as melhores chances para liderar o projeto de Bolsonaro em Sergipe. Tem razões de sobra para não gostar do PT, liderou as manifestações dos coxinhas pelo impeachment da Dilma, e apoiou de forma militante a eleição de Bolsonaro.

Outro nome bem colocado nessa disputa é o de André Moura, por razões óbvias, já é afinado ideologicamente com o projeto. Eduardo Amorim, se continuar na política, também pode entrar nessa disputa. Fontes, Moura e Amorim estão sem mandatos, o que pode atrapalhar.

Entre os deputados federais que apoiarão Bolsonaro, deve surgir pretendentes pelo controle do PSL, em Sergipe. É um queijo muito suculento para ficar esquecido.
Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário