quarta-feira, 21 de novembro de 2018

DE ONDE BROTAM OS TALENTOS?


De onde brotam os talentos? (O texto é meu e a foto de Juarez dos Correios).
Nos Sertões de Euclides da Cunha, está registrado a passagem de Antonio Conselheiro por Itabaiana, em 1874. Ouvindo os antigos, se sabe que ele ficou arranchado por cerca de 90 dias, na Rua da Pedreira.
A Associação Sergipana de Peregrinos, por iniciativa de Ancelmo Rocha, resolveu registrar essa passagem com um monumento, que está em construção. Solicitou a Bosco de Seu Jubal a oitão de sua casa. E foi procurar um artista para executar a obra. Procurou Val de Euclides Barraca, um destacado designer local, para pedir sugestões. Val indicou Thiago Andrade (ou Trindade).
O talentoso Thiago é filho de camponeses da Gameleira, povoado de Campo do Brito (grande Itabaiana). Thiago nasceu em 01/11/1985, filho de Joselito dos Santos (Seu Tico) e Dona Genalva Silveira de Andrade (Dona Nalva). Seus pais vivem até hoje na lide das farinhadas. Thiago tem dois irmãos.
Thiago Trindade (que está na foto) concluiu o ensino médio no Colégio Guilherme Campos, em Campo do Brito. Pintor e escultor de grande talento, mora em Itabaiana, onde se tornou cidadão. Em Itabaiana ele consegue viver modestamente de sua arte. Na Gameleira, continuaria raspando mandioca. Mas Thiago que crescer...
A sensibilidade, os traços finos de uma escultura no cimento, o contexto, o realismo dessa obra de Conselheiro, me chamaram a atenção.
Pergunto por não saber: o que fazer para ajudar a esses talentos que brotam espontaneamente? Cadê as universidades, os órgãos de cultura, os mecenas, sei lá mais quem... É óbvio que entregue as leis do mercado, os talentos não se aperfeiçoam por milagres, precisam de uma base cultural, de uma integração com o universal.
Vocês estão convidados para a inauguração do monumento. Os Peregrinos estão procurando os intelectuais que conhecem e escreveram sobre Conselheiro em Sergipe, e vamos pedir a presença de músicos da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. 

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário