terça-feira, 14 de agosto de 2018

PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA SAÚDE?



Para onde vai o dinheiro da Saúde?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma pesquisa de opinião pública (DATAFOLHA), sobre o que a sociedade pensa da Saúde. Uma surpresa: 26% das pessoas consideram que a primeira prioridade do SUS deveria ser o combate a corrupção na Saúde. A segunda prioridade apontada, com 18%, seria reduzir o tempo de espera para exames, cirurgias e procedimentos.

A sociedade enxerga que o que está travando a Saúde é a corrupção. As pessoas não se conformam, por exemplo, como o Estado de Sergipe gasta 1 bilhão por ano na Saúde, e não consegue oferecer um serviço descente. Isso mesmo, 1 bilhão.

Os especialistas em gestão pública estimam que 30% dos recursos da Saúde são desviados, não chegam aos pacientes. Desperdícios, mordomias, remédios vencidos, internações, exames e procedimentos desnecessários. Quanto custa um paciente 15 dias internado só esperando a realização de um procedimento?

Quanto é desviado com os sobre preços, os serviços pagos e não realizados, os contratos lesivos ao erário público? Pensou que eu ia esquecer, e os desvios acintosos com mimos e propinas. Os fundos de campanha e de enriquecimento ilícito. Quanto representa a fração dos gatunos? Os ralos da Saúde são escancarados.  

O povo em sua sabedoria não sabe os detalhes, mas desconfia do “MECANISMO”.

Sei que algum descrente pode sugerir: por que você não dar logo nomes aos bois. Uma sugestão absurda. Nem eu sei os nomes, e se soubesse, não ia ficar com o ônus da prova, sem possuir os poderes para as investigações.

Eu falo em tese. A Constituição e as leis já definiram de quem é a competência de fiscalizar, apurar e prender os larápios. Sei que não é tarefa simples. A própria lava a jato, com um forte aparato institucional de investigação, com poderes discricionários, só avançou com a delação premiada.

O certo é que o SUS não melhora com o ralo aberto. Quem vai fechar o ralo e como, vira a grande pergunta. É o que eu espero ouvir dos candidatos a governador: o que será feito para estancar a sangria?

Quem começar o futuro governo sem uma auditoria externa independente, vira cumplice e começa mal. Passar a limpo e apresentar medidas para fechar os ralos, são os primeiros passos. Sem um combate eficaz a corrupção na Saúde, o SUS não funciona.
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário