Setembro Amarelo
(por Antonio Samarone)
Benjamim Rush (1746 – 1813), pai da psiquiatria americana, foi o descobridor de três métodos de tratamento da doença mental, por volta do século XIX.
Primeiro, Rush achava que a loucura era decorrente da falta de circulação de sangue no cérebro, e como tratamento, colocava o paciente bem amarrado numa cadeira giratória, acionada com uma manivela, até que o infeliz ficasse tonto e começasse a vomitar;
Segundo, Rush também acreditava que a doidice se devia a uma sobrecarga sensorial, e como tratamento, o paciente era amarrado numa cadeira tranquilizadora, e a cabeça colocada dentro de uma caixa de madeira fechada, para que ele não recebesse estímulos;
Terceiro, o método de tratamento preferido pelo Pinel americano, era esvaziar o intestino do alienado, com um depurativo contendo 10 grãos de calomelano e 15 grãos de jalapa, até o infeliz botar os bofes para fora.
Rush, o Hipócrates da Pensilvânia, além das sangrias dos doentes mentais, foi o introdutor das chamadas “duchas frias” nos loucos. O paciente era amarrado, imobilizado, e colocado nu, numa banheira de gelo, até se acalmar.
Antonio Samarone (médico sanitarista)
sábado, 24 de setembro de 2022
SETEMBRO AMARELO (2022)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário