sábado, 24 de setembro de 2022

O TEMPORA! O MORES!

 O tempora! O mores!
(por Antonio Samarone)

A psiquiatria reconhece dez transtornos distintos da personalidade: paranoide; esquizoide; esquizotípica; antissocial; histriônica; narcisista; evitativa; dependente; obsessivo-compulssivo e borderline.

Fiquei aborrecido: e os canalhas, por que ficaram de fora dos transtornos da personalidade? Quem são os canalhas? Segundo Nelson Rodrigues: “O canalha é sempre cordial, um ameno, um amorável”.

O canalha não tem peso na consciência, remorsos, não sofre, é um desmemoriado. O pulha não está ao alcance da clínica psiquiátrica?
O patife escapou até da psiquiatria. “Quem deve a Deus, paga ao diabo.”

O que a psiquiatria considera transtorno da personalidade?

Uma definição clássica: são portadores de transtorno da personalidade ou caráter todo o indivíduo que se desvia das expectativas da cultura, nos aspectos cognitivos e afetivos, nos relacionamentos interpessoais e no controle dos impulsos.

Um adendo importante: e que esse desvio das expectativas da cultura leve ao sofrimento da pessoa.

O canalha não se desvia da cultura, está na média, e o mais importante, a canalhice não causa sofrimentos. Ao contrário... Falta-lhes os escrúpulos.

Personalidade, caráter, índole e temperamento são sinônimos, é tudo a mesma coisa, só depende da época e das circunstâncias. Hipócrates já descrevia os temperamentos.

O senso comum acredita que a personalidade é herdada: “o que o berço dá, só o túmulo o leva”.

“Homo homini lúpus.”

Antonio Samarone (médico sanitarista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário