terça-feira, 25 de agosto de 2020

A POLÊMICA DO PARQUE DA SEMENTEIRA.


A Polêmica do Parque da Sementeira.
(por Antonio Samarone)

Como será a reforma do Parque da Sementeira?

Existem dois projetos em disputa:

1. Uma visão ambientalista, que defende a transformação do Parque em um horto, um jardim botânico, uma reserva natural de restinga, uma área verdejante, com fins educativos e de lazer;

2. Uma visão de mercado, que pretende transformar o Parque da Sementeira em área de eventos e feiras, com bons restaurantes, comércio, serviços, entregue à iniciativa privada.

O Prefeito acende duas velas.

Não quer desagradar aos ambientalistas, antes das eleições e não pode contrariar o mercado, a quem representa. Nesse impasse, o projeto continua invisível.

O Prefeito já informou que vai começar pela reforma da cerca externa, pensando que agrada a todos. Uma parte dos urbanistas defendem um Parque público e aberto.

O projeto de privatização prevê a abertura de uma avenida, separando o Parque da Embrapa e da Codevasf, atendendo aos interesses do mercado imobiliário. Seria criada uma vasta área de estacionamentos, semelhante a existente na Av. Sílvio Teixeira.

Nesse período pré-eleitoral, a conjuntura não permite a alternativa privatista. Privatizar o Parque da Sementeira não é defensável antes das eleições.

Na verdade, estamos tratando do futuro de Aracaju, da qualidade de vida, de cidade sustentável e da cidade que queremos construir. As alternativas deveriam tornar-se públicas, submetendo-se a intensos debates, para uma decisão final, com a população esclarecida das opções.

Deveriam!

O poder por muito tempo deforma os seus ocupantes, que passam a sentir-se donos da coisa pública.

Aracaju vem sendo moldada para atender aos interesses da especulação imobiliária. Ruas e calçadas estreitas, praças e espaços de lazer limitados, reduzida arborização e investimentos prioritários na vias de circulação de automóveis.

As forças de mercado se apropriaram da Prefeitura, num processo acelerado de privatização da cidade. Os espaços urbanos foram usurpados pelo mercado imobiliário e de entretenimentos.

Aracaju é uma cidade que odeia os pedestres!

Antonio Samarone (médico sanitarista)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário