segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O BELO MONTE É AQUI.



O Belo Monte é aqui...

Antônio Vicente Mendes Maciel é de Quixeramobim no Ceará, nasceu em 1830. Por volta dos quarenta anos, depois de quinze anos de penitência, iniciou a sua vida ambulante, como pregador. Virou Antônio Conselheiro. Em 1874, ele chegou a Itabaiana. Sua passagem por Sergipe foi decisiva nessa transição de Antônio Vicente para Antônio Conselheiro. Aos poucos, ele vai abandonando a postura de ermitão, para liderar seguidores.

Tá lá, nos Sertões de Euclides da Cunha:

“Dos sertões de Pernambuco passou aos de Sergipe, aparecendo na cidade de Itabaiana em 1874. Ali chegou, como em toda a parte, desconhecido e suspeito, impressionando pelos trajes esquisitos — camisolão azul, sem cintura; chapéu de abas largas derrubadas, e sandálias. Às costas um surrão de couro em que trazia papel, pena e tinta, a Missão Abreviada e as Horas Marianas.”

“Vivia de esmolas, das quais recusava qualquer excesso, pedindo apenas o sustento de cada dia. Procurava os pousos solitários. Não aceitava leito algum, além de uma tábua nua e, na falta desta, o chão duro.”

Em Itabaiana, ele se arranchou na Rua da Pedreira, numa casa da família de Romão de Nanã. Em sua breve passagem por Itabaiana (97 dias?), de acordo com a memória coletiva, passada de boca em boca, Conselheiro construiu o cemitério das Flechas e um tanque de água para beber, conhecido como Perpétua. Ele deixou Itabaiana, com destino a Itapecuru, com os seus primeiros seguidores, três da família de Romão, e quatro negros, fugindo da escravidão. Um tema pouco tratado pela história oficial: o Belo Monte é visto por José Calazans, como o último quilombo.

Nos ensinou Luiz Antônio Barreto: “A tradição sergipana é a de que Antonio Conselheiro, antes de fixar-se em Monte Santo, fazia igrejas e cemitérios. São citados, dentre outros, a igreja e o cemitério de Tanque Novo, município de Riachão do Dantas, em Sergipe... Não há, no entanto, um levantamento que revele, com segurança, a geografia das andanças do Conselheiro, antes de Canudos.”

A presença de Conselheiro na memória dos Itabaianenses era muito forte. Minha mãe falava muito, me contava estórias de Canudos, como se tivesse participado. Em ouvi falar de Conselheiro por mamãe. Machado de Assis estava certo, quando sentenciou: “O nome de Antônio Conselheiro acabará por entrar na memória desta mulher anônima, e não sairá mais. Ela levava uma pequena, naturalmente filha; um dia contará a história à filha, depois à neta, à porta da estalagem, ou no quarto em que residirem.”

Muita gente de Itabaiana lutou na Guerra do Fim do Mundo, em Canudos, ao lado dos Conselheiristas. Gente da Matapoã, Sambaíba, Flechas, Caraíbas, Pé do Veado, Nicó. Sei por ouvir dizer. Quando a notícia de Belo Monte se espalhou, vários Itabaianenses não perderam tempo, partiram para Canudos. Os poucos que voltaram, contavam, e foi assim passando, de boca em boca. Houve em Itabaiana uma adesão a causa. A passagem de Conselheiro deixou raízes. E ele recebeu influências: não é à toa que o padroeiro de Canudos é Santo Antônio.

Sobre a passagem e breve estadia em Itabaiana não existem dúvidas. O Jornal “O Rabudo”, da Estância, relatou em detalhes esse fato. O que ele fez, quanto tempo ficou, quem o seguiu, quem foi depois para o Belo Monte? É o que queremos saber. Vamos ouvir os poucos que ouviram dizer, e ainda lembram. E os historiadores de Itabaiana, que são bons e muitos, podem ajudar nessa reconstrução histórica.

Nesse momento, a Associação Sergipana de Peregrinos, sob a liderança de Anselmo Rocha, está construindo um memorial a passagem de Antônio Conselheiro por Itabaiana. O local escolhido foi a Rua da Pedreira, nas proximidades de onde foi o seu rancho. Da mesma forma que a lenda de Santo Antônio Fujão está sendo reconstruída, esse fato histórico, quase esquecido, começar a ser relembrado.
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário