domingo, 2 de setembro de 2018

A DIREITA IDEOLÓGICA NAS ELEIÇÕES EM SERGIPE



A direita ideológica nas eleições em Sergipe.

Os simpatizantes das ideologias de direita no Brasil, não costumavam enfrentar debates públicos. A hegemonia política os desobrigava. Quando participavam de eleições, no máximo assumiam que eram de centro, e não explicitavam as suas doutrinas. No momento, vários grupos de direita e de extrema direita vieram a luz do dia. Estão na luta eleitoral. Em Sergipe, temos pelo menos um grupo forte disputando. Não sei se o “MBL” e o “Vem Prá Rua” participam por aqui.

O Imperialismo Americano não interfere na América Latina somente com a CIA, os Marines, ou auxiliando os golpes e as ditaduras. A novidade são as “tinks tanks, ainda sem tradução, mas que agem sobre a opinião pública, visando difundir as ideologias de direita.

A Atlas Network é uma organização sem fins lucrativos que conecta uma rede global de mais de 475 organizações de livre mercado em mais de 90 países para o ideias e recursos necessários para promover a causa do ultra neoliberalismo.

A Atlas Network — think tank legalmente denominado Atlas Economic Research Foundation, sediado em Washington, D.C. — atua, desde 1981, na defesa e propagação de concepções da direita ultraliberal, com organizações parceiras em todos os continentes.

No Brasil, onze organizações aparecem no site da Atlas Network como parceiras, são as seguintes: três no Rio de Janeiro: Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), Instituto Liberal (IL) e Instituto Millenium (Imil); três em São Paulo: Instituto de Formação de Líderes – São Paulo (IFL-SP), Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) e Instituto Ludwig von Mises Brasil (Mises Brasil); duas em Belo Horizonte: Estudantes Pela Liberdade (EPL) e Instituto de Formação de Líderes (IFL); duas em Porto Alegre: Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e Instituto Liberdade (IL-RS); e uma em Vitória (ES): Instituto Líderes do Amanhã.

A think Tank RenovaBR, Idealizada pelo empresário Eduardo Mufarej, presidente da Somos Educação e sócio da Tarpon Investimentos; e com o apoio de nomes como Armínio Fraga, Abílio Diniz e Luciano Huck, criou um Fundo de financiamento para candidatos simpáticos às ideias liberais. O RenovaBR abriu uma lista de inscrição para interessados, deu um curso de formação política, para afinar as teses, e os escolhidos já caíram em campo.

Em Sergipe, a think tank RenovaBR, apoia cinco candidatos: um a governador, outro a senador, um deputado federal e dois deputados estaduais. Esses candidatos estão hospedados em Partidos diferentes, mesmo porque eles não enxergam a necessidade de Partidos. O estranho, é a clandestinidade dessa ligação, os candidatos apoiados pelo RenovaBR preferem a sombra, nenhum até agora se identificou publicamente (ou eu não vi). Vamos aguardar os resultados eleitorais...

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário