domingo, 2 de setembro de 2018

HOSPITAL SANTA ISABEL (1862)



HOSPITAL SANTA ISABEL (1862)

O primeiro Hospital de Caridade de Aracaju, denominado Hospital Nossa Senhora da Conceição (atual Santa Izabel), foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1862. O hospital teve como o seu primeiro médico o Dr. Joaquim José de Oliveira (1920 – 1872), sergipano de São Cristóvão. Joaquim formou-se em medicina na Bahia, em 1844. Além de médico, Joaquim Jose era músico e historiador.

Inicialmente, o Hospital de Caridade funcionou à rua Aurora (atual Rua da Frente), sendo posteriormente (1900) transferido para o areal do 18 forte, onde até hoje se encontra.

Chama a atenção as atribuições do médico, previstas no Regimento Interno do hospital, aprovado em 1862. vamos ao Regimento:

O médico desse hospital, será o funcionário nomeado pelo Governo da Província, especialmente encarregado de velar sobre os curativos dos doentes nele recolhidos; averiguar escrupulosamente se os enfermeiros cumprem com exatidão o que lhes tiver determinado, e os demais deveres em relação aos doentes, e ao asseio e salubridade das enfermarias.

São também competência do médico, de acordo com o Regimento de 1862:

1.       Visitar os doentes em dias alternados, das 7:30 as 8:00 horas da manhã; e em todas as ocorrências que se fizer necessárias;

2.       Prescrever aos doentes o tratamento clínico, e estabelecer a dieta;

3.       Anotar as visitas na papeleta (prontuário), com dieta e tratamento;

4.       Recomendar e examinar se de fato são empregados para com os lunáticos os meios curativos de brandura atualmente adotados;

5.       Fazer manter entre os doentes a necessária harmonia e moralidade;

6.       Examinar os remédios fornecidos ao hospital pelo farmacêutico, quando entender conveniente;

7.       Escrever o receituário de cada visita no livro competente;

8.       Anotar em livro próprio a entrada, o diagnóstico, altas ou óbito de cada doente.

Quanto as enfermeiras, o Regimento do Hospital de Caridade de Aracaju prescrevia: a enfermeira deve ser pessoas de bons costumes, diligentes, cristãs e caridosas, que gozem de saúde, saibam ler, escrever e contar, sendo preferível que tenha alguma prática em tratar doentes. Será funcionária da Província e residirá no hospital.

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário