quinta-feira, 11 de junho de 2015

E AS NOVIDADES?

E as novidades?
Antonio Samarone
Academia Itabaianense de Letras.

Quando os amigos se encontram e estão sem assunto, uma saída é perguntar de forma desinteressada: - E as novidades? E ouvir como resposta: - “as mesmas”. Mesmo com o mundo recheado de novidades. Correu a notícia que a Finlândia, modelo na Educação, vai acabar com à escrita manual nas escolas e os alunos usarão o computador, portátil ou tablet para a produção de textos. Será o fim das aulas de caligrafia, penoso exercício de desenhar as letras. Pensei, minha formação em datilografia, na escola de Dona Tota, no Beco Novo, tinha o seu valor.
Toda mãe zelosa, mesmo sem poder, reservava um dinheirinho para matricular os filhos numa Escola de Reminghton. Em Itabaiana, a escola mais organizada era a de Dona Tota. Antonia Lima de Andrade, Dona Tota, uma negra elegante, sempre pronta, disciplinadora, educada, voz baixa e suave; mas todos morríamos de medo de deixar os exercícios pela metade. Saber datilografia era uma porta aberta para um bom emprego.
O concurso para o Banco do Brasil, emprego muito desejado, cobrava conhecimentos de português, contabilidade e datilografia. Isso mesmo, só passava quem conseguisse copiar um texto, sem erros, em 15 minutos. Ou a pessoa olhava para o texto ou para o teclado, o tempo era curto; claro, a única saída era bater olhando só para o texto. Teclados duros, altos, zoadentos, mãos trêmulas, bater uma centena de toques por minuto, era a parte mais difícil do concurso. Hoje os meninos já nascem sabendo, pegam esses teclados de telefone, em escala manométrica, batem sem olhar, na velocidade da luz.

Mas o fim da escrita cursiva, a chamada escrita à mão, passando os textos a serem digitados, ainda não é o ponto de chegada. Os novos telefones já dispõem de um dispositivo nos teclados, que transformam a fala em texto, sem muito esforço, e sem exigir que a pessoa conheça a língua. E mais, se a pessoa quiser, que a sua fala seja escrita em outro idioma; do qual o abençoado nunca ouviu falar nem conhece nenhuma palavra, o teclado também escreve. Não dá mais para responder automaticamente que não existem novidades. Concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário