quarta-feira, 6 de março de 2024

DE QUE LADO NASCE O SOL.

De que lado nasce o sol?
(por Antonio Samarone)

A idade desfaz antigas ilusões e recria novas. A ilusão é parte da natureza humana.

Dr. Esculápio, velho professor de medicina, participou da resistência à ditadura de 1964. Nunca pertenceu aos Partidos Comunistas. Silenciosamente, era um simpatizante.

Sabendo da sua recente enfermidade, fui visitá-lo.

Para minha surpresa, encontrei-o com a bandeira de Israel sobre os ombros. No início, fiz de conta não ter percebido. A conversa enveredou por amenidades, como convém às visitas aos doentes. Rápidas e leves.

Na saída, Esculápio fez uma provocação: “o Brasil vai mal, precisamos de um Netanyahu! O Poder Público foi apropriado pela politicagem da esquerda. A democracia é o caminho da promiscuidade e dos demagogos.”

Respirei fundo, mas não respondi. Tenho muita gratidão ao Professor.

Como estudante, assistia as suas aulas com curiosidade. Esculápio era um liberal, com leve simpatia pelas teses socialistas, que circulavam no movimento estudantil. Esculápio era contra a ditadura, mesmo discretamente. Um homem culturalmente sofisticado, amante da música clássica.

O que houve com os médicos?

A base social da extrema-direita no Brasil são os pentecostais, o agronegócio e as forças de segurança. Faz sentido! O que destoa, é a força da extrema-direita entre os médicos.

Por natureza, o profissional médico cuida do sofrimento humano. A empatia e o acolhimento são princípios irrecusáveis. Como carregar as bandeiras da violência e do ódio?

Não sei explicar!

Desejei saúde ao professor Esculápio e levantei-me para as despedidas. Ele ainda profetizou: “com a vitória certa de Trump, teremos um Javier Milei no Brasil, na próxima eleição.”

Continuei em silêncio. Senti-me derrotado!

Ao fundo, em sua biblioteca, enxerguei uma suástica estilizada.

Que Deus nos proteja!

Antonio Samarone (médico sanitarista)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário