domingo, 25 de dezembro de 2022

ENTÃO É NATAL


 Então é Natal...
(por Antonio Samarone)

Estava afastado do centro do Aracaju desde a pandemia. Sempre gostei do burburinho do centro, multidões para cima e para baixo, comprando lembrancinhas.

Hoje eu voltei. O centro do Aracaju estava vazio (veja a foto, as 9 horas).

Uma ou outra alma perdida, zanzando sem rumo. Um papai Noel dos comerciantes pousando para fotos com meninos pobres, na esquina da Igreja de São Salvador.

Não encontrei os velhos antigos, que ficavam passando a vida a limpo nas sombras das calçadas. Para onde foram? Quantos escaparam da pandemia e de outras mazelas, próprias da idade?

Os calçadões estão tomados por mocinhas oferendo empréstimos. Isso mesmo, dinheiro emprestado, pela hora da morte. A agiotagem prospera na dificuldade econômica.

Antes, os ambulantes compravam ouro, vendiam senhas para abreugrafia, chips de celular e bilhete de loteria. Hoje é dinheiro emprestado. Até sugeri as vendedoras: vão vender nos Shoppings, lá os consumidores têm mais dinheiro.

Elas riram: “lá eles tomam nos bancos, no crédito consignado.” Sem exageros, fui cercado por dezenas de moças me oferecendo dinheiro emprestado. Pela insistência, penso que elas me acharam com a cara de quem estava muito precisado.

Autoridades, o povo sergipano empobreceu muito, depois da pandemia. Bolsa família não resolve, é só um alívio para o desespero. Não adianta só encher os postes com luzinhas chinesas, que acendem e apagam sem parar. Não!

Gente, vamos iluminar as mentes com ideias. Sergipe precisa de projetos para criação de empregos. Muita gente qualificada profissionalmente está se virando no Uber. Um aplicativo dos quintos dos infernos que toma 40% da renda do trabalhador.

O Natal sem consumo é um indicador do desastre econômico em que nos metemos em Sergipe.

Os calçadões do centro do Aracaju são desérticos, nenhuma árvore, parece que esse ano, nem as arvores de Natal botaram nos calçadões.

Feliz Natal.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário