quarta-feira, 21 de agosto de 2019

VOTO TUTELADO


O Voto Tutelado. (por Antônio Samarone)

A Comissão de Verificação de Poderes, foi criada no Império, mas ganhou relevo na Primeira República (entre 1894 e 1930). A Comissão realizava a “depuração” dos eleitos, ou a “degola”.

O resultado das eleições era submetido a essa Comissão Nacional, para uma espécie de validação. Os eleitos nos estados, se não passassem nos critérios da Comissão, não tomavam posse. A Comissão da Degola possuía poderes supra eleitorais.

Com o desgaste dos políticos, as atuais eleições no Brasil foram criminalizadas, sem resistências. A Justiça Eleitoral tem mais poderes que a antiga Comissão da Degola, da 1ª República. Qualquer descumprimento das regras eleitorais é passível de cassação do eleito. Muitas vezes a infração cometida não interferiu no resultado do pleito, não alterou a vontade do eleitor.

A justiça eleitoral pode revogar a vontade da maioria do eleitorado com a justificativa de que eles foram enganados. Vocês escolheram fulano para representá-los, mas foram tapeados. Nos estamos aqui para protegê-los das fraudes e das astúcias dos políticos.

Essa estória de que o poder emana do povo é só para enfeitar a Constituição, eu perguntei? De que povo, me respondeu um causídico influente, isso foi na Grécia antiga, isso é no primeiro mundo, onde o povo sabe votar, disse ele. 

Na maioria das vezes o cassado continua líder naquela comunidade, e se as eleições fossem repetidas ele ganharia com uma diferença maior.

Belivaldo é um governador com poucas ideias. Não é um líder, não está fazendo um bom governo, não tem projetos, não fez um planejamento, não montou uma boa equipe, não votei nele, mas ele venceu as eleições com mais de 300 mil votos de frente. O eleitorado sergipano não teve dúvidas na escolha. Ou teve?

Se ele não tivesse cometidos esses erros que a justiça aponta, durante a campanha, o resultado das eleições seria outro? Por que esses erros não são punidos sem precisar cassar o voto da maioria do eleitorado?

Sergipe já está num buraco, economia arruinada, serviços públicos precários, servidores castigados, isso com um Governador eleito no comando; imagine agora com um governador cassado, degolado por 6 X 1, existe alguma chance de o governo funcionar?

Por quanto tempo Sergipe ficará com um governador cassado (sub judice) e quais as consequências para a sociedade?

Ouvi de um puxa saco prestigiado: foi até bom, só assim Belivaldo arranjou uma desculpa para a lerdeza do seu Governo. Ele agora não pode fazer nada, foi cassado, me disse o governista afoito.

Vamos aguardar...

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário