sexta-feira, 1 de novembro de 2019

QUEM É O DONO DO PARQUE DA SEMENTEIRA.



Quem é o dono do Parque da Sementeira? (por Antônio Samarone)

O Parque da Sementeira foi criado por Getúlio Vargas, em 20 de julho de 1933, como um Campo Experimental para a cultura do coco em Sergipe, pelo Decreto 22.973, com a dotação de 27:000$000, para os seus trabalhos de instalação.

Foi comprada uma fazenda de 100 hectares. A Sementeira ia do Hospital Primavera ao Rio Poxim.

Entre os fundos do Batistão e a Tancredo Neves, o que não era nem mangue nem apicum, pertencia quase tudo ao Parque, era público. Particular mesmo, só pequenas chácaras na beira do Poxim e uma ocupação dispersa  de pescadores chamada "Japãozinho". 

Os primeiros coqueiros foram plantados na Sementeira em agosto de 1934, tornando-se o primeiro campo de produção de mudas de cocos no Brasil. Uma grandeza para Sergipe.

Com a criação da EMBRAPA em 1972, o Parque da Sementeira passou para o seu domínio. Aqui começou a privatização da área. Grandes empresas de construção civil “compraram” a metade da Sementeira, a preço de banana. Virou o bairro Jardins.

Em 1980, o Prefeito Heráclito Rollemberg adquiriu 48 hectares para criar um Parque Público.
Sem essa medida, hoje só teríamos prédios... 

Uma das primeiras benfeitorias de Heráclito foi a construção dos dois lagos na Sementeira. Cavaram e fizeram uma ligação com o Rio Poxim. Atualmente estão poluídos, porque poluíram o Rio.

O Parque da Sementeira, que possuía 100 hectares, foi aberto ao Público em abril de 1985, com 48 hectares. Restam 40 hectares, mais uma área de 4 hectares, no fundo da atual EMBRAPA, que foi doada à Prefeitura recentemente.

Em 1989, durante a gestão de Wellington Paixão, a Lei 1.477 transformou o Parque da Sementeira em Área de Proteção Ambiental (APA). Precisava de um plano de manejo (lei 6.902/89), definindo-se o que podia e o que não podia existir na APA. Nada foi feito!

Sem plano de manejo, a Prefeitura empurrou dois órgãos públicos para ocuparem a sementeira. E pode? Ninguém sabe, não existe plano de manejo.

A especulação imobiliária nunca se conformou de ter ficado só com a metade da Sementeira. Acham um desperdício...

Durante a última gestão João Alves, foi encomendado a Jaime Lerner um projeto para a Sementeira. Por nossa sorte ficou só no papel, iam transformar a Sementeira num “Beto Carrero World”.

O Prefeito Edvaldo tem anunciado que vai gastar 20 milhões para reformar a Sementeira. Fazer o que? Ninguém sabe, nem ele, pois não existe projeto. Um diz uma coisa, outro diz outra, tudo na base do improviso.

O intelectual e ambientalista Luiz Eduardo Costa propõe: “Que ele faça, do Parque da Sementeira Augusto Franco, uma área de lazer protegida da insensatez de barulhos absurdos, e de multidões que pisoteiam e danificam.”

Hum, tá fácil... Hoje na Sementeira circulam mais carros do que gente.

Luiz Eduardo ainda informa: “o dirigente da EMSURB, Luiz Roberto Santana empenha-se em criar, anexo ao parque, uma área específica para a vegetação de restinga, aquela, que acompanha as nossas praias, e hoje desaparecendo. E assim teremos um jardim, onde estarão preservados o grageru, araticum, maçaranduba, cajuí, ingá, murici, etc....” 

Lotear, como no passado, creio que não será mais possível.

As forças da especulação imobiliária e da privatização propõem a criação de uma avenida cortando o Parque, uma “área de eventos, com 40 mil metros quadrados”, uma arena multiuso (tipo o antigo Augustos), três restaurante, pista de motocross, e coisas do gênero. Tudo dentro da “parceria público privado”.

A sorte é que a construção civil não manda mais na prefeitura de Aracaju. Ou manda?
Senhor Prefeito, o que a sociedade civil pede é que o senhor simplesmente cumpra a Lei. A Sementeira (Parque Augusto Franco) é uma Área de Proteção Ambiental.

Antônio Samarone.

4 comentários:

  1. Que absurdo, cogitarem a possibilidade de transformar aquela área, simplesmente, por ganância, para alguém "ganhar algum" com isso. A sementeira deveria ser cheia de árvores frondosas, que fizessem sombra para os frequentadores... mas o povo, depois que descobriu os coqueiros e as palmeiras, só quer plantar isso. Como se não existissem os ipês e outras árvores lindas que poderiam enfeitar a cidade.
    Sou muito revoltada com esse despreparo...
    Aracaju, Deus te proteja!

    ResponderExcluir
  2. Agora eu conheço a história. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Além da beleza que é vista,vem esaa história que só engrandece esse lindo cartão postal de Aracaju.Hoje frequentado por pessoas que merecem todo carinh e atenção ó parque da sementeira como é bom sua existência e ao memso tempo como é triste saber que tem hente que e se acha dono dessa beleza natural da cidade. Obligado Dr. Samarone por lembrar desta história bonita deste parque. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. There will also be opportunities to write shorter projects (articles and research papers), if you are interested. http://kxn6rdrvhf.dip.jp http://eff5639uvt.dip.jp http://en4168rc14.dip.jp

    ResponderExcluir