quarta-feira, 17 de abril de 2019

OS RETRATOS DA INSANIDADE.


Os Retratos da Insanidade... (Por Antônio Samarone)

Dr. Hugh Welch Diamond (1809 – 1886). Psiquiatra e um dos primeiros fotógrafos britânicos. Diretor do Departamento Feminino no Surrey County Asylum. Ele fez uma série de retratos de seus pacientes pelos quais agora é famoso. Os retratos eram para o trabalho dele em fisionomia, uma ciência baseada em “a avaliação do caráter de uma pessoa ou personalidade de sua aparência exterior, especialmente a face.”

O Dr. Diamond acreditava firmemente em sua capacidade de decifrar a doença de um paciente com base em sua aparência facial, que essas fotos deveriam ilustrar o seu artigo de 1856:  "Sobre a aplicação da fotografia aos fenômenos fisionômicos e mentais da insanidade".

O Dr. Diamond postulou que os retratos dos seus pacientes poderiam ser usados para registrar a aparência de pacientes insanos, a fim de usá-los para comparação e diagnóstico para futuros pacientes; ​​para identificar o paciente na readmissão; e para mostrar aos pacientes o que eles mesmos pareciam, uma visão realista de si mesmos em vez de distorcida em suas mentes e, portanto, ajudar a tratar sua doença mental.

No século XIX, o semblante (semblant) era visto como uma janela para o inconsciente. Os olhos são o espelho da alma, no dizer do senso comum. Essa corrente foi desacreditada pela proximidade com a frenologia, teoria que reivindicava ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça. Desenvolvida por médico alemão Franz Joseph Gall.

Hoje se sabe que havia um exagero determinista, influência racista e contaminação eugênica nessa pretensão. A fotografia não possuía essa capacidade diagnóstica defendida pelo Dr. Diamond.

Contudo, o retrato inesperado, quando capta o semblante sem a proteção do persona (máscara de ator), quando pega a pessoa distraída, sem saber que está sendo fotografada, revela muito de suas tendências. Mostra aparências que o próprio fotografado desconhecia. Prestem a atenção.

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário