quinta-feira, 25 de abril de 2019

GENTE SERGIPANA - SINVAL ANDRADE DOS SANTOS.


Gente Sergipana - Sinval Andrade dos Santos, médico acupunturista. 

Nasceu em 31 de julho de 1938, em Itabaiana/SE, filho de José Rodrigues Santos (Zeca de Áurea) e Dona Rosália Andrade Santos. Ceboleiro de quatro costado. Vejam um pouco da genealogia de Sinval, no estilo Itabaianense.

Seu Zeca, o pai, era alfaiate, filho de Dona Áurea e Seu Manezinho Priscina, dono de loja de tecidos, na esquina do Beco Novo com a Rua da Pedreira. Seu Zeca de Áurea foi casado com Dona Rosália, irmã de Antonio Magneto. Seu Zeca de Áurea era irmão de Juca Cego, que fazia o melhor vinagre artesanal do Brasil.

Sinval Andrade tem as suas raízes no Beco Novo, residiu na casa número 06, vizinho a Antonio de Mojica. É irmão de Antônio, também médico, que mora para as bandas de Araraquara; de Clodomir, homem de vasta cultura; de Maria, viúva de Benedito de Candoca e da professora Zelinda.

Sinval Andrade fez o primário em Itabaiana, no Grupo Guilhermino Bezerra. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro de 1967. Retornou à Sergipe, e exerceu a anestesiologia por muito tempo. Autor da história da anestesiologia em Sergipe. Em 1973, assumiu a chefia da primeira UTI de Sergipe, no Hospital de Cirurgia. 

Sinval Andrade é casado com Katia, irmã do famoso Dr, Wagner da Diagnose, é pai de Vinicius/ cirurgião de aparelho digestivo, Tatiana/anestesista, Marcelo radiologista, alem da advogada Bianca, figura de destaque no departamento jurídico da Petrobras.

Foi meu professor de Farmacologia e de Anestesiologia, na Faculdade de Medicina da UFS.

Antônio Samarone.

2 comentários:

  1. Antônio Mojica era o meu bisavô, não sei quase nada da história dele, sei q era dono de cartório em Itabaiana e que foi da filarmônica da cidade. Você tem mais informações sobre ele?

    ResponderExcluir
  2. Este médico Sinval era filho de Zeca, que era primo da minha bisavó, esposa de Antônio Mojica.

    ResponderExcluir