sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

VAMOS EMPURRAR COM A BARRIGA...



Vamos empurrar com a barriga... (Por Antonio Samarone)

Encontrei um velho cacique da política sergipana, na festa de lançamento da biografia de Wellington Mangueira. Sem assunto, perguntei-lhe por formalidade: o que o senhor espera do futuro governo de Belivaldo? Ele foi sucinto: o estado está falido, vamos continuar empurrando com a barriga. Fiquei com isso na cabeça...

Os indicadores socioeconômicos são evidentes: Sergipe caiu no atoleiro. Perdemos o rumo nos últimos dez anos. Vivemos de improvisos. Nenhum diagnóstico consistente, nem um projeto, nenhuma ideia. Qual o nosso destino econômico, qual a nossa vocação desenvolvimentista?

Apostar que a nossa saída é produção de energia suja, poluidora, não sustentável, é apostar no atraso. Receber empreendimentos rejeitados, não é a solução. O mundo anda em outra direção.

A chegada da Petrobrás na década de 1960, e de outras estatais dos minérios, impulsionaram o desenvolvimento de Sergipe por 40 anos. Aracaju cresceu junto. Essa fase acabou, é só prestar a atenção ao que diz Paulo Guedes, futuro super ministro de Bolsonaro.

Estamos saindo de uma disputa política onde nenhum candidato apresentou propostas consistentes para o desenvolvimento de Sergipe. Existe um deserto de ideias, reina a indigência intelectual. Só generalidades, frases feitas, lugares comuns, marketing e lorotas. Só falta alguém dizer que o mercado resolve, e que o estado, o poder público perdeu o protagonismo.

Eu até concordo que o estado está falido. Sergipe é um bom exemplo, de que o estado perdeu a condição de investidor. Mas continua com o papel dirigente, de prover a infraestrutura, de cuidar do ensino, de apontar caminhos. Sem um rumo, sem a uma definição de prioridades, objetivos e metas, para onde vamos? Precisamos de estadistas, que pensem no futuro. O estado virou uma máquina voltada para a manutenção no poder dos seus ocupantes.

A sucessão de 2022 em Sergipe, já começou. O debate já é público. Mas é um debate pessoal: fulano é forte, beltrano também. Claro, as pretensões são legítimas, mas insuficientes. Sergipe precisa que os pleiteantes apresentem propostas, projetos de desenvolvimento para o estado. Informar a sociedade por que pretendem governar o estado.

O curioso é que o novo mandato de Belivaldo ainda nem começou, mas já é visto como cumprido. Nos próximos 4 anos basta que Belivaldo cumpra a tabela, deixe o tempo passar. Faça o feijão com arroz. Se conseguir pagar os vencimentos dos funcionários já está bom. A sociedade perdeu a esperança, ninguém cobra nada. A única questão que importa é, se ele será ou não candidato ao Senado, e se a vice assumindo, será ou não candidata ao governo. Os mais realistas já se conformaram: Sergipe não tem mais jeito!

Vamos continuar empurrando com a barriga?

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário